O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
    • ENQUETE
      Na sua opinião, a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou após a privatização da Celg?
      Selecione uma opção abaixo.
      SIM
      NÃO
      Permanece como antes
  • 06 de Fev / 2018 - Brasil
    Lançado projeto de Documento Nacional de Identificação, que reúne CPF e título de eleitor
    Intenção do governo é que a partir de julho, iniciativa comece a chegar aos cidadãos
    O projeto piloto do Documento Nacional de Identidade (DNI) foi lançado ontem, segunda-feira (05), no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Michel Temer e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes.

    Intenção do governo é que a partir de julho, iniciativa comece a chegar aos cidadãos (Foto: Divulgação TSE)

    O documento será digital e vai reunir diferentes registros civis, como CPF e título de eleitor. Servidores do TSE e do Ministério do Planejamento vão participar do projeto e poderão fazer o download do aplicativo em smartphones e tablets.

    A intenção, é que a partir de julho deste ano a iniciativa comece a chegar aos cidadãos brasileiros. No futuro, o DNI deve incluir diversos documentos à medida em que sejam firmados convênios com órgãos públicos para a integração da base de informações.

    O documento usa as bases de dados de biometria do TSE, do governo federal e do Poder Judiciário. Para baixar o aplicativo e ter acesso digital ao documento será preciso ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

    O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que a ideia é simplificar e tornar eficiente a identificação dos cidadãos. Segundo ele, o custo unitário do documento digital será de dez centavos. “Descortina-se com o DNI uma imensa avenida de possibilidades porque a solução que está sendo dada é inteligente, digital, sem burocracia, flexível e adaptável a todos os tipos de serviços”, afirmou, acrescentando que futuramente as pessoas naturalmente passarão a usá-lo como o principal documento de identificação.

    O DNI é resultado do projeto de Identificação Civil Nacional, que tem o objetivo de possibilitar a emissão de um documento único do cidadão brasileiro, válido no território nacional, bem como a autenticação biométrica do cidadão em todos os órgãos e entidades governamentais e privados. O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República em maio de 2017.

    Agência Brasil

    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Paulo Damasio, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro, André Sardinha.
SUBIR PÁGINA