O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma opção abaixo.
      A favor
      Contra
  • 12 de Abr / 2019 - Cidade
    Mosaic Fertilizantes aciona Planos de Ação de Emergência para barragens em Catalão e Minas Gerais
    Segundo a empresa, medida foi tomada porque as análises ainda não atestam a estabilidade das estruturas, mas as barragens não apresentam risco iminente de rompimento
    A empresa de fertilizantes Mosaic anunciou ontem, quinta-feira, dia 11, que acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em Nível 1 de emergência, para a barragem BR, localizada em Catalão e as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), sem a necessidade de evacuação das áreas.

    Vista aérea da Mosaic localizada em tapira (MG) (Foto: Reprodução/Internet)

    Em nota, a Mosaic informou que os planos foram acionados porque os resultados obtidos nas análises por meio de estudos geotécnicos não permitiram confirmar a estabilidade das barragens, tendo em vista as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicadas no mês de fevereiro deste ano (após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho/MG).

    Ainda na nota, a companhia informou que protocolizou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das declarações, com a anuência da ANM. Segundo a Mosaic, o pedido de extensão foi necessário, para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, o que deverá ocorrer ainda no mês de abril.

    A empresa informou ainda, que essas três barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reiterou que vem mantendo um diálogo aberto e constante com as comunidades e regiões onde atua.

    Confira a íntegra da nota da Mosaic Fertilizantes enviada à imprensa:

    Comunicado Mosaic Fertilizantes

    11 de abril de 2019 - A Mosaic Fertilizantes informa que, previamente à data limite de 31 de Março de 2019 para entrega das Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas barragens, a empresa, com a anuência técnica da Agência Nacional de Mineração (ANM), protocolou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das Declarações para três de suas barragens.

    O pedido de extensão desse prazo foi necessário para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, o que ocorrerá em abril. Entretanto, até a presente data, os resultados obtidos nas análises não permitiram confirmar a estabilidade das barragens face às novas normas da ANM, publicadas em fevereiro deste ano.

    Por este motivo, a empresa acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), e BR, em Catalão (GO), no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento.

    A Mosaic Fertilizantes possui planos de ação estruturados para obtenção de resultados finais e não medirá esforços para obter as DCEs o mais rápido possível. Os trabalhos de investigação geotécnica, análises com consultores externos e ações de remediação continuarão até as barragens atingirem os novos critérios de segurança.

    A empresa está comprometida em assegurar a continuidade das entregas a seus clientes e já possui um plano em curso para, durante esse período, alavancar sua posição de produtora global, importando produtos de suas operações dos Estados Unidos e do Peru, caso necessário.

    A companhia reafirma que as barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reitera seu compromisso com as comunidades e regiões onde atua, mantendo um diálogo aberto e constante.

    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA