Todos os anos a Igreja Católica no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança para o tempo da Quaresma a Campanha da Fraternidade, ajudando a comunidade a refletir um tema social de relevância.
Este ano a escolha foi sobre o tema: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA, com o seguinte lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra.” (Eclo 38, 8).
A Campanha deste ano tem como objetivo geral conscientizar o governo sobre a precariedade das condições dos hospitais e mobilizar a sociedade civil para reivindicar melhorias. É para se refletir sobre a relação da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.
Os objetivos específicos da campanha são:
1- Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida sustentável.
2- Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade.
3- Alertar para a importância da organização da Pastoral da saúde nas comunidades.
4- Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade.
5- Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento.
6- Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.
Sempre na defesa da vida e na certeza de como comunidade somos mais, podemos construir um mundo melhor.
 |
| Cartaz da Campanha da Fraternidade 2012 |
Lançamento em Goiânia
A rotina da Santa Casa de Misericórdia em Goiânia mudou nesta manhã de quarta-feira (22). Os doentes internados na unidade e acompanhantes participaram junto com profissionais de saúde do lançamento da Campanha.
Uma das propostas da Igreja Católica é reduzir as distâncias entre os pacientes e as unidades de atendimento. A auxiliar de serviços gerais Olídia Luiz Tales é de Padre Bernardo, interior do estado e só conseguiu tratamento para a mãe na capital.
“A gente veio para cá [Goiânia] porque não tem recurso lá [Padre Bernardo] para fazer a cirurgia que ela precisa. É preciso um médico bom, de um hospital com estrutura para dar assistência para a gente aonde a gente mora”, afirma Olídia.
Abertura
A campanha que marca o início da quaresma foi aberta pelo bispo auxiliar da Arquidioceses de Goiânia, Dom Valdemar Dalbelo. “O que nós estamos solicitando dos nossos gestores públicos é justamente que tenham um maior cuidado com as verbas. Sobretudo, tocante ao combate à corrupção, ao desvio de recursos. Isso é o que nós esperamos: que aquele que cuida do bem público o faça do melhor modo para a população”, diz o bispo.
Pela primeira vez em nove anos, Dom Washington Cruz não participou oficialmente da abertura da campanha. Ele está em casa, por recomendação médica. Segundo o bispo auxiliar, ele se recupera bem de um problema na tireoide.
Veja abaixo o vídeo da Campanha da Fraternidade 2012:
Com informações do G1/Goiás.