O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a descriminalização do aborto até o 3° mês da gestação?
      Selecione uma opção abaixo.
      A favor
      Contra
  • 25 de Mai / 2018 - Entretenimentos
    No mês de aniversário, Fundação Cultural homenageia personalidades que fizeram história em Catalão
    No dia 8 de maio a Fundação Cultural Maria das Dores completou 25 anos de existência em Catalão. Nesse mês de aniversário inclusive, o prefeito Adib Elias assinou o tombamento do prédio como patrimônio material do município. E nessa quinta-feira (24), uma cerimônia foi organizada para homenagear dois nomes de destaque que marcaram a história da cidade. Trata-se de Edson Democh e Guilhermo Leonidas Castro Moya, que foram membros da Academia Catalana de Letras e Artes. Eles tiveram seus nomes colocados para sempre serem lembrados em dois espaços dentro da instituição.
    Com a solenidade oficial a Sala de Teatro da Fundação agora é chamada “Sala de Teatro Edson Democh”. Uma forma de homenagear ele que dentro da cultural além de poeta, escritor, talentoso pintor também era uma grande teatrólogo. Sem contar que foi o primeiro Presidente da Fundação Cultural.
    A sala dos professores agora é “Sala dos Professores Guilhermo Leonidas Castro Moya”. Foi professor da UFG no curso de Geografia por décadas. Estrangeiro do Chile adotou Catalão como a cidade do coração e contribuiu muito para a cultura daqui. Escrevia para jornais, participava de Saraus literários, era poeta, e entre tantos cargos que ocupou foi ums dos responsáveis pela obtenção da sede da Academia de Letras e Artes de Catalão que antigamente funcionava justamente na sala que agora leve o nome dele.
    Por causa das homenagens e por representar um momento importante e marcante para a cultura de Catalão diversas pessoas participaram. Além do prefeito de Catalão Adib Elias, direção e funcionários da Fundação Cultural Maria das Dores Campos e claro, familiares dos homenageados também foram convidados.
    Emocionada, a filha de um dos homenageados falou da satisfação de poder viver esse momento em memória do pai. “Os dois, Edson e Guilhermo, foram alicerce na cultura de Catalão e sabemos que toda homenagem é valida. Estamos sedentos de cultura, felizes e agradecidos nessa ocasião que é um marco para a cidade”, destacou.




               

    fonte: ASCOM – Prefeitura de Catalão

    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA