O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      QUAL A SUA EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO GOVERNO DO PRESIDENTE ELEITO JAIR BOLSONARO?
      Selecione uma opção abaixo.
      Será um ótimo governo
      Será um bom governo
      Ainda estou formando a minha opinião
      Estou pessimista
  • 08 de Mar / 2018 - Saúde
    Médico oftalmologista fala sobre Ceratocone
    Em entrevista ao Portal Catalão, Dr. Filipe Gasparin, que atende no Centro Especializado em Oftalmologia (CEO) de Catalão, falou sobre o ceratocone
    O médico oftalmologista, Dr. Filipe Gasparin, que atende no Centro Especializado em Oftalmologia (CEO) de Catalão, recebeu o Portal Catalão para falar sobre o Ceratocone, doença que afeta o formato e a espessura da córnea, principalmente em adolescentes.

    Médico oftalmologista Filipe Gasparin falou sobre o ceratocone (Foto: Vinícius Ramos/Portal Catalão)

    Portal Catalão: O que é o ceratocone?

    Dr. Filipe Gasparin: Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção das imagens distorcidas. Ela é normalmente bilateral, assimétrica e progressiva até uma certa idade.

    Portal Catalão: A doença tem alguma causa específica?

    Dr. Filipe Gasparin: Ceratocone ainda é uma doença de etiologia desconhecida. Porém, há fatores genéticos e fatores externos envolvidos. O hábito de coçar os olhos é o principal fator externo e vale ressaltar que além do desenvolvimento da doença, ele está relacionado com a progressão dela.

    Dr. Filipe Gasparin atende no Centro Especializado em Oftalmologia de Catalão (Foto: Vinícius Ramos/Portal Catalão)

    Portal Catalão: Quais são os sintomas?

    Dr. Filipe Gasparin: O principal sintoma é a diminuição da acuidade visual, gerando uma visão borrada ou distorcida. Alguns podem relatar fotofobia (sensibilidade excessiva a luz), diplopia (visão dupla) e halos ao redor das luzes. Geralmente os pacientes também relatam necessidade frequente na mudança dos óculos sem melhora da visão.

    Portal Catalão: Há alguma faixa etária em que a doença tenha maior incidência?

    Dr. Filipe Gasparin: A doença inicia tipicamente na adolescência. Porém pode afetar adultos também. Importante lembrar a necessidade das consultas periódicas, pois muitas vezes os adolescentes evitam falar que tem alguma dificuldade visual por receio de usar óculos devido ao bullying.

    Portal Catalão: Identificado o ceratocone, como é feito o tratamento?

    Dr. Filipe Gasparin: O tratamento depende da severidade da doença e se está progredindo. No caso de progressão da doença, disponibilizamos do Crosslinking do colágeno corneano, procedimento que leva a estabilização do ceratocone na grande maioria dos casos. Também disponibilizamos de vários recursos para gerar o maior conforto e maior qualidade visual ao paciente. Nos casos iniciais, o uso de óculos pode ser suficiente. Quando os óculos não proporcionam uma boa visão, há possibilidade de lentes de contato, podendo ser lentes de contato gelatinosas, lentes de contato rígidas gás permeáveis e lentes de contato esclerais.

    Os implantes dos anéis intracorneanos tem sido proposto como forma de tratamento aditivo, ocasionando aplainamento da curvatura corneana central e consequente melhora na acuidade visual.

    Quando a doença é avançada e nenhum desses tratamentos anteriores é suficiente para gerar uma boa visão ao paciente, o transplante de córnea pode ser necessário.

    Portal Catalão: Qual a importância da visita ao oftalmologista como forma de prevenção dessa e outras doenças?

    Dr. Filipe Gasparin: É muito importante o acompanhamento regular com o oftalmologista. Em geral, consultas anuais são suficientes para detecção e prevenção de ceratocone e muitas outras doenças. Muitos casos de cegueira e perda visual podem ser tratados se descobertos no início.

    Portal Catalão: O avanço da tecnologia contribuiu muito para a prevenção e o tratamento do ceratocone?

    Dr. Filipe Gasparin: Sem dúvida. Tradicionalmente, é realizada a topografia de córnea para o diagnóstico de Ceratocone. Atualmente, disponibilizamos da Tomografia de Córnea (Pentacam), permitindo o diagnóstico e tratamento precoce da doença, e consequentemente melhores resultados.

    Centro conta com equipamentos de tecnologia avançada Centro conta com equipamentos de tecnologia avançada

    Portal Catalão: Qual mensagem o senhor deixa aos nossos leitores, sobre a importância da prevenção?

    Dr. Filipe Gasparin: É fundamental o acompanhamento frequente com o oftalmologista. Como disse anteriormente, uma vez ao ano é suficiente em grande parte dos casos. Não só o Ceratocone, muitas doenças evoluem de forma ''silenciosa'', levando a perda progressiva da visão. Diariamente atendo pacientes que apresentam baixa visão significativa ou até mesmo cegueira que poderiam ser evitados se tivessem feito o diagnóstico e tratamento precocemente.

    Centro Especializado em Oftalmologia está localizado na avenida João XXIII, n° 13, centro, em Catalão

    O Centro Especializado em Oftalmologia (CEO), que conta com equipamentos de tecnologia avançada, auxiliando com máxima eficiência no tratamento e prevenção de doenças da visão, está localizado na avenida João XXIII, n° 13, centro, Catalão. O telefone para contato é (64) 3442-2037.

    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA