O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 08 de Dez / 2010 - Brasil
    Catalão está entre os locais vitais para segurança, diz site norte-americano


    O site WikiLeaks publicou uma lista secreta da diplomacia americana com locais em todo o mundo que os Estados Unidos consideram vitais à sua segurança nacional e desejam proteger de ataques terroristas e que inclui vários locais no Brasil.
    Segundo o documento diplomático vazado pelo site, parte de mais de 250 mil telegramas que estão sendo divulgados, o Departamento de Estado americano considera que um ataque a estes locais "afetaria de maneira significativa" a segurança americana.

    A lista publicada na noite do último domingo (05), que envolve muitos países, inclui cabos submarinos de telecomunicações, portos, minas e empresas que fabricam, entre outras coisas, produtos farmacêuticos importantes para a saúde pública.

    No Brasil, os olhares americanos estão nos cabos submarinos Americas-2 e GlobeNet, em Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro. O documento de quatro páginas cita ainda a mina de manganês e minério de ferro da Rio Tinto e mina de nióbio em Araxá (MG) que concentra 75% de toda a produção mundial e Catalão/Ouvidor (GO).

    Os EUA listam ainda uma mina de cobalto em Kinshasa, no Congo, e vários locais na Europa onde as empresas farmacêuticas produzem insulina, tratamento para picadas de cobra, além de vacinas.

    No Oriente Médio, a lista destaca que Qatar será a maior fonte de gás liquefeito natural (GNL) até 2012. Cita ainda Abqaiq, na Arábia Saudita, a maior fábrica de processamento e estabilização de petróleo cru no mundo. O local foi alvo de um ataque da rede terrorista Al Qaeda em 2006.

    O entroncamento de oleodutos de Nadym, no oeste da Sibéria, também aparece, como "a instalação de gás mais importante do mundo". Os oleodutos levam gás russo exportado para a Europa Ocidental.
    Em alguns casos, indústrias farmacêuticas específicas ou fábricas de produtos sanguíneos são especificadas por sua importância crucial para a cadeia global de suprimento.

    Além de infraestruturas estratégicas, o inventário compreende também, entre outros, o canal do Panamá, minas na América Latina e em outras regiões e várias empresas que fabricam vacinas em vários países.

    * AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


    Fonte: Portal Catalão Notícias
    [email protected]
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA