O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 29 de Out / 2010 - Brasil
    Segundo turno das eleições é neste domingo
    No próximo domingo, eleitor deve ir ao mesmo local de votação do 1º turno.

    Quem não votou no primeiro turno deve comparecer às urnas no próximo domingo (31), ainda que a falta não tenha sido justificada. O prazo para explicar a abstenção à Justiça Eleitoral é de 60 dias. Ele começa a contar ao fim de cada etapa do pleito. E atenção: se a pessoa também não marcar presença no segundo turno, deverá apresentar duas justificativas.

    Aquele que ainda não sabem onde votar pode consultar os serviços de busca disponíveis no endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Na página do TSE, o processo de consulta ao local de votação é simplificado. Basta o eleitor informar o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe para ter acesso a todos os dados de seu domicílio eleitoral (zona, seção, endereço de votação e número de inscrição). As informações também podem ser obtidas no site do TRE (veja arte). Os eleitores que participaram da votação de 3 de outubro devem ir ao mesmo lugar.

    No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos, de acordo com artigo 14 da Constituição Federal. O sufrágio é facultativo aos analfabetos, aos idosos com mais de 70 anos e aos adolescentes maiores de 16 anos e menores de 18.

    Formulários

    A justificativa eleitoral também pode ser apresentada no dia da votação. O formulário é obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nas páginas do TSE e do TRE na internet ou nos postos de atendimento ao eleitor.

    O eleitor que não comparecer às urnas nem explicar a ausência nos prazos determinados está sujeito a multa, além da perda de alguns direitos. Não poderá, por exemplo, participar de concurso público ou pegar empréstimos em bancos estatais. Para resolver pendências, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral onde é inscrito, apresentando comprovante de domicílio, documento de identidade e o título.

    Uma das novidades do pleito de 2010 é o voto em trânsito. O eleitor fora de seu domicílio eleitoral pôde votar para presidente do Brasil no primeiro turno e poderá votar novamente no próximo domingo, desde que tenha feito o cadastro específico na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.


    Fonte: Portal Catalão Notícias
    [email protected]
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA