O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 16 de Fev / 2016 - Brasil
    Sinal analógico de TV começa a ser desligado no Brasil
    Rio Verde (GO) é a cidade-piloto no processo de transição do sinal de TV analógico para digital
    Desde ontem, segunda-feira (15) a TV analógica começou a ser desligada no país. Rio Verde (GO), localizada a cerca de 410 km de Catalão, foi o primeiro município brasileiro a fazer a transição para a TV digital.

    Foto: Divulgação Ministério das Comunicações

    Três emissoras de TV da cidade goiana tiveram o sinal analógico desligado ontem. As outras quatro estações que operam em Rio Verde devem ter o sinal desligado até o próximo dia 29 de fevereiro.

    Ainda neste ano, a cidade de Brasília (DF), será a única capital a realizar a mudança, de acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações. Em outubro, o Distrito Federal e as cidades do entorno terão o sinal da TV analógica desligados.

    Imagem: Reprodução tecnoblog/ R7

    O prazo para a mudança foi adiado várias vezes, e a previsão é que apenas em 2023 a TV digital seja uma realidade em 100% dos aparelhos do país.

    Segundo o governo, foi necessário dar mais tempo para a migração devido aos grandes eventos que o Brasil vai receber até 2018, como as Olimpíadas e a eleição presidencial daqui a dois anos. Além disso, as redes de televisão terão um prazo maior para avisar aos telespectadores sobre o desligamento.

    Atualmente, a TV analógica recebe sinais de frequência modulada FM e converte em sinais de imagem e som. Já a TV digital também recebe esta frequência mas transmite para dados digitais, como acontece com a internet acessada por meio de um transmissor wi-fi. Para pegar o sinal digital, o aparelho precisa de um conversor embutido ou externo.

    Radioagência Nacional / Portal Brasil

    1
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA