O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 31 de Jan / 2012 - Cidade
    Aspac - Adotar é muito bom
    Neste sábado a partir das 8h haverá uma feira de doações dos animais
    Ter um animal de estimação é muito bom, claro que este necessita de todo o cuidado e atenção por parte dos donos. Aproximadamente 10 dias atrás foi realizada uma carreata em prol dos direitos dos animais em quase todas as capitais do país, os manifestantes com faixas e cartazes pediam o cumprimento da lei que penaliza os agressores e a criação de uma delegacia especializada neste tipo de crime.

    O QUE DIZ A LEI

    "A lei hoje prevê uma pena de detenção de três meses a um ano e multa. Na maioria das vezes a pessoa só paga uma cesta básica. É muito pouco, não tem caráter pedagógico", explica o gerente do departamento de comunicação da Aspaan, Leonardo Saldanha Luck.

    CATALÃO

    Em Catalão existe uma associação que dá apoio aos animais que não tem um lar. Diferentemente do que muitos pensam a ASPAC (Associação de Proteção aos Animais de Catalão) não recolhe os animais abandonados pela cidade, não é porque não quer, já que não é obrigação desta fazer este tipo de serviço, mas sim por falta de condições financeiras, ela apenas ajuda os animais que sofreram maus tratos e que foram abandonados de forma indiscriminada.

    Cachorra está na Aspac esperando um lar
    A Aspac até gostaria de recolher e cuidar de todos os animais que estão soltos pela cidade, porém a entidade conta com 10 voluntários que doam seu tempo livre para cuidar dos mesmos, e não há verba suficiente para manter mais animais na associação, que hoje, são mais de 15.

    Para aqueles que têm interesse em adotar, e esse é o objetivo da Aspac, a mesma entrega o animal castrado, vacinado e vermifugado. Humberto, um dos voluntários e responsáveis pela Aspac entra em contato com um veterinário que, gratuitamente, faz a consulta quando um dos animais está doente ou necessita de uma atenção especial.
    A associação ganhou um lote da prefeitura para ter sua sede, que hoje fica na casa de uma voluntária, mas para que se realize uma pequena construção para receber os animais será preciso doações, visto que a entidade não tem verba. Vale lembrar que a mesma não faz o recolhimento de animais, o conselho que os voluntários dão é que “caso alguém encontre um animal em situação precária, se este tiver condições que leve a um veterinário para receber o atendimento, como por exemplo, no caso de atropelamento.”

    Neste sábado, das 8h às 14h, na Avenida Raulina Fonseca Paschoal, em frente a loja Dicasa, a Aspac realizará mais uma feira de adoção dos animais.
    O QUE É CASTRAÇÃO OU ESTERILIZAÇÃO?

    É uma cirurgia que consiste na remoção do útero e ovários, na fêmea, e dos testículos, no caso dos machos. Trata-se de um método definitivo. Esta cirurgia é realizada por profissionais veterinários, sob o efeito de anestesia geral, sendo, desta maneira, um procedimento indolor. A castração pode ser realizada em qualquer fase da idade reprodutiva do animal. A maioria dos veterinários, entretanto, recomenda que o animalzinho tenha idade aproximada a partir dos 4 meses, quando já terão seus órgãos sexuais internos desenvolvidos.

    VANTAGENS DA CASTRAÇÃO:

    Diminui consideravelmente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente do câncer de mama, útero, próstata e testículos. Elimina a Gravidez Psicológica, estado normalmente presente em algumas fêmeas após o término do cio, que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva. Elimina o risco do câncer dos órgãos genitais transmitidos através do contato sexual. Diminui o risco das fugas que podem acarretar acidentes graves e até fatais. Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio. Os gatos tendem a ter minimizado o hábito de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

    VERDADES E MENTIRAS SOBRE A CASTRAÇÃO:

    MENTIRA: O Animal castrado engorda e fica lento.
    VERDADE: Dieta e exercícios regulares são os fatores que determinam o peso do animal. Todo animal precisa de espaço para se exercitar e, no caso de haver pouco espaço em sua residência, deve instituir-se o hábito de levá-lo para passear.
    MENTIRA: Machos castrados perdem seu instinto de proteção ao território.
    VERDADE: Machos castrados, em sua grande maioria, apenas perdem o hábito de urinar por todos os cantos para marcar território.
    MENTIRA: A fêmea deve ser castrada apenas após a primeira cria.
    VERDADE: Procriar não traz saúde à fêmea. Ela pode ser castrada, inclusive, antes do 1º cio. Cada cio ou cria é um grande desgaste, que pode debilitar as fêmeas, que continuarão tendo risco elevado de câncer de mama.

     APENAS A CASTRAÇÃO PODE DIMINUIR O NÚMERO DE ANIMAIS ABANDONADOS

    Quando você deixa seu animal cruzar, está contribuindo para aumentar o número de animais abandonados nas ruas, pois não terá controle sobre a vida e reprodução de todos os filhotes. Machos e fêmeas devem ser castrados. Tenha a consciência de que o problema da superpopulação e do sofrimento dos animais abandonados não é apenas DOS OUTROS e, sim, uma questão de RESPONSABILIDADE de cada pessoa que tem um animal de estimação.



    Informações sobre a castração do google
    Com depoimentos publicados no G1

    5
    Comentarios
    Luciana Estefanio
    Estive em Catalão a trabalho por algumas vezes. Minha ultima ida a catalao fiquei por 20 dias na cidade, direto, sem me ausentar. E pude notar que há muitos dogs na ruia precisando sere castrados e receberem um lar e assim evitar sofrimentos, doenças etc... fico feliz que Catalão agora conta com uma associação de protetora de animais e espero que todos entendam que chique é ter o cão que foi escolhido pelo coração e nao pela raça! Sucesso pra todos e um abraço a todos nessa Cidade bacana! Luciana Rio de Janeiro
    cleuza ribeiro e silva
    meu cão é macho e têm 11 meses de idade
    cleuza ribeiro e silva
    achei de muita valia a reportagem,gostaria que me informassem qual o custo p/ castração, como também, se é preciso agendar
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA