O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 21 de Nov / 2011 - Cidade
    Camponeses do MCP invadem o Banco do Brasil

    No início da manhã de hoje, segunda-feira (21), camponeses do MCP – Movimento Camponês Popular - ocuparam agências do Banco do Brasil em Catalão e também na cidade de Crixás.


    Porta da agência do BB Integrantes do movimento MCP Apoio policial na agência


    Com gritos “polícia para quê?” os integrantes do MCP invadiram a agência localizada no centro da cidade. Os membros do movimento reivindicam os benefícios aos agricultores do campo que são disponibilizados através do Banco do Brasil.

    Em nota o MCP divulgou:

    "A mobilização se dá porque com o agravamento da crise no sistema capitalista, milhões de trabalhadores/as em todo o mundo mais uma vez terão que arcar com as consequências deste sistema perverso e, no Brasil, milhões de famílias camponesas, que são responsáveis pela produção de 80% dos alimentos que chegam à mesa de cada brasileiro e brasileira, não estão tendo condições de pagar suas dívidas.

    Com a crise, as grandes empresas multinacionais, como as do leite, dos frangos e suínos, entre outras intensificaram o processo de exploração dos camponeses como forma de amenizar os prejuízos obtidos com a especulação financeira, e com isso, transferiram para as famílias camponesas grande parte de seus prejuízos.

    Nunca se verificou um preço tão baixo pago ao leite, ao frango, ao suíno e a tantos outros produtos produzidos pela agricultura camponesa como agora, descapitalizando completamente as famílias camponesas e com isso impossibilitando-as de honrarem seus compromissos junto aos bancos. Somados a isso, juntam-se os equívocos das políticas agrícolas que não valorizam a produção das famílias camponesas e que permitem o controle das multinacionais sobre a agroindústria, sobre as exportações e sobre todo mercado agrícola."

    Em anexo estão as reivindicações do movimento. Até o momento não foi divulgado o prazo para a liberação da agência. Os camponeses não estão permitindo a entrada de nenhuma pessoa no Banco do Brasil, a polícia militar foi chamada até o local para prestar apoio aos funcionários da agência.


    * Reivindicações (clique e saiba mais).

    Com informações do MCP.


    5
    Comentarios
    Fernando
    É preciso que os dirigentes da Policia aprendam a respeitar os homens e mulheres que participam dos movimentos sociais que tem como base a luta por seus direitos. São essas pessoas que produzem os alimentos que irão para a mesa da população, ou estamos comendo soja, cana de açucar, eucalipto? Penso que não. É gritante a forma como o aparato repressivo do Estado age sobre os pequenos proprietarios, os sem-terra; enquanto que com os plantadores de soja e outras culturas que não alimentam ninguem no Brasil, são tratados com prioridades tanto das instituições bancarias quanto da polícia. Ou alguem já viu policia filmar manifestaçãos dos ruralistas nesse País? Dirão que a policia existe para assegurar o estado de direito/ a ordem social. E quem disse que reinvindicar melhores condições de trabalho na terra é querer desorganizar o estado de direito? é criar desordem? Respeito com quem trabalha honesto neste país é o que falta. o Novo Código Florestal esta sendo aprovado, esse sim gerará um caos social sem precedente na história do Brasil. Dai,a policia sentira saudades do tempo em que ficavam intimidando senhores e senhoras em porta de banco . Logo teremos sim, uma luta no Campo. E a policia fará um novo Eldorado dos Carajas. Em breve. Não percam
    Bruno
    Realmente a palavra "invadem" no título foi forçar a barra! Passei por lá e estava tudo tranquilo. E foi um movimento muito justo.
    Suzana Alves Vale
    A palavra INVADEM soa forte demais para uma manifestação pacífica de camponeses e camponesas em busca de seus legitimos direitos!!!!!!!!!
    GIL
    Para que tanta policia, para conter uma manifestação pacifica de trabalhadores desarmados... Os verdadeiros produtores de alimentos desse país! sera que se fosse os megaruralistas ia tanta policia assim?
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA