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  • 14 de Jun / 2010 - Cidade
    Festa junina: veja os benefícios e calorias das comidas típicas!

    Vamos falar de uma lista composta por uma repleta variedade de alimentos energéticos e calóricos.
     
    O amendoim e os alimentos compostos por ele, como o pé de moleque e a paçoca, são ricos em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. Por serem muito calóricos, devem ser consumidos com moderação por quem não deseja engordar. São muito ricos em lipídeos (gorduras).

    A batata-doce é um carboidrato e, como todo carboidrato, fornece energia. Além disso, ela é rica em betacaroteno, auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer. A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

    O pinhão é uma semente rica em proteínas, minerais, vitaminas, ácidos graxos essenciais, cálcio e magnésio, auxiliando no aumento de anticorpos no organismo, deixando-nos menos susceptíveis a doenças.

    O arroz-doce também é um carboidrato com alto valor energético, deve ser consumido moderadamente, e os diabéticos devem consumir somente os que são feitos com adoçantes.

    O milho e os alimentos derivados dele, como a canjica, o bolo de fubá e a pipoca, têm alto teor de vitaminas, A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras, além de ter atividade anticancerígena e antiviral. O milho apresenta função energética, por ser um alimento fonte de carboidrato.

    Veja as calorias de alguns alimentos:
     
    - Amendoim torrado com sal: 1 pacote pequeno (50 g)
    Valor energético: 319,0 kcal;
     
    - Bolo de aipim com coco: 1 fatia média (80 g)
    Valor energético: 43,2 kcal;
     
    - Bolo de fubá: 1 fatia média (80 g)
    Valor energético: 63,0 kcal;
     
    - Milho-verde cozido: 1 un. (100 g)
    Valor energético: 108,0 kcal;
     
    - Paçoca: 1 un. (30 g)
    Valor energético: 146,0 kcal;
     
    - Pamonha: 1 un. peq. (50 g)
    Valor energético: 27,0 kcal;
     
    - Pé de moleque: 1 un. (20 g)
    Valor energético: 27,0 kcal;
     
    - Pipoca doce: 1 saco médio (20 g)
    Valor energético: 94,6 kcal;
     
    - Pipoca salgada: 1 saco médio (20 g)
    Valor energético: 89,6 kcal;
     
    - Pinhão cozido: 15 unidades aproximadamente (45 g)
    Valor energético: 127,0 kcal.
     
    Nunca se esqueça de saborear os alimentos com variação e equilíbrio, para manter uma vida mais saudável.
     

     

    *Texto de Thaís Navarro Caldeira.

    Thaís Navarro Caldeira é nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional na Sobam em Jundiaí e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Cidade Saudável. www.cidadesaudavel.com.br.


    Fonte: Portal Catalão Notícias
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