O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 01 de Dez / 2011 - Cidade
    Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
    Os números da doença em Catalão, segundo o CTA, têm crescido entre todas as classes sociais

    Distribuição de preservativos Dia mundial de luta contra a AIDS
    Distribuição de preservativos Ações na Praça Getúlio Vargas

    Nesta quinta-feira (01/12), a Prefeitura de Catalão, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A concentração foi na Praça Getúlio Vargas, no Centro, e houve distribuição de folhetos e preservativos. O objetivo da campanha, segundo o psicólogo e coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Delcides Rodrigues da Costa, foi conscientizar a população sobre a AIDS, uma doença crônica e ainda sem cura.

    Este ano, a campanha deu enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

    As pessoas que já passaram por situação de risco, quer seja por relacionamento sexual ou pelo contato com o sangue, podem procurar o CTA, ao lado do Hospital Materno Infantil, para realizarem o exame. “É um serviço gratuito e o atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 16h. O resultado sai de dois a dez dias e se for negativo, a pessoa continua se prevenindo, mas se for positivo ela passará por tratamento”, disse Delcides.

    Serviço de Atendimento Especializado ao doente de AIDS

    Em setembro deste ano, a prefeitura lançou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que consiste na assistência ao doente de AIDS. Esse serviço, que antes era realizado em Goiânia, já está sendo feito em Catalão, no Centro Municipal de Diagnósticos Dr. Sílvio Paschoal e conta com uma equipe multidisciplinar – médico, nutricionista e psicólogo –, além de fornecimento de medicamentos aos portadores de HIV.

    De acordo com o prefeito, o objetivo é reforçar a saúde pública dentro das altas complexidades, evitando que as pessoas busquem tratamento em outra cidade. “Temos avançado nessa área e continuaremos trabalhando para beneficiar a comunidade”, destacou. 

    Secretaria de Comunicação.

     

    Dia Mundial de luta contra a Aids
    Dia Mundial de luta contra a Aids


    Os números da doença em Catalão, segundo o órgão, têm crescido entre todas as classes sociais. O psicólogo do CTA, Delcides Rodrigues Costa, alerta que “Muitas pessoas não tomam nenhum tipo de precaução. Depois que a pessoa contamina não há cura e sim tratamento. Todas as pessoas deveriam fazer o exame para saber se possuem o vírus.” Em nove anos de existência do CTA foram realizados em torno de 11 mil exames. A porcentagem de resultados positivos já foi menor; ultimamente, 2% dos exames realizados são positivados, ou seja, em cada 100, dois são positivos.

    Mensalmente o CTA tem realizado de 200 a 250 exames, número que aumenta quando existe algum tipo de campanha. Recentemente foi realizada uma campanha no presídio local com a participação de 150 pessoas. Para fazer o exame a pessoa passa por uma rápida triagem e realiza a coleta de sangue. Não necessita estar em jejum, nem pedido médico ou mesmo marcar com antecedência.

    Em Catalão existem aproximadamente 150 pessoas contaminadas com o vírus HIV que passaram pelo CTA, sem contabilizar os resultados realizados em clínicas particulares da cidade. O maior grupo de risco continua sendo o de pessoas promíscuas e que não utilizam qualquer tipo de preservativo ou os usuários de drogas injetáveis. Mais informações sobre o CTA no telefone (64) 3441-1806.

    Com informações do Portal do Sudeste.


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA