O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 19 de Jun / 2020 - Cidade
    Irmandade emite nota sobre a Festa do Rosário
    Texto destaca que a entidade concorda com a orientação dos órgãos municipais para o cancelamento da parte comercial da festa, mas que estuda meios seguros de realizar a parte religiosa.
    A Irmandade Nossa Senhora do Rosário emitiu uma nota, na manhã desta quinta-feira (18), prestando esclarecimentos a respeito das alterações e orientações publicadas no Decreto Municipal na última quarta-feira (17), que tratava do cancelamento da Festa do Rosário de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, por ser tratar de evento que causa aglomeração, o que não e recomendado pelas autoridades de saúde. 


    Registro das Congadas de Catalão (Foto: Reprodução). 



    Na nota, a Irmandade destacou que a festa não será totalmente cancelada e que estão feitos estudos para viabilizar novas formas de realizar as festividades, uma opção seria a transmissão online das missas e de toda a parte religiosa. 
    A Irmandade destacou que concorda com o cancelamento da parte comercial da festa, que seriam as famosas Barraquinhas e o tradicional Ranchão. Ainda, a entidade afirmou que vêm realizando discussões sobre as congadas com os Capitães dos 25 ternos e que a maioria já concordou em não colocar os ternos nas ruas. 
    Quanto à alvorada, o levantamento dos mastros e a procissão, estas serão preparadas de acordo com a situação dos meses de setembro a outubro, podendo ou não serem realizadas. 
    A Irmandade destacou que tudo está sendo discutido para preservar a saúde da população, respeitando as recomendações da OMS, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e de todos os órgãos envolvidos. E também para não deixar que a centenária festa passe em branco neste ano.
    Veja abaixo, a Nota da Irmandade: 







    Nota de esclarecimento:

    Catalão, 18 de junho de 2020.
    Diretoria Irmandade Nossa Senhora do Rosário - Catalão/GO.

    Bom dia, Salve o Rosário!
    Rosário salve!

    Viemos por meio deste esclarecer que a 144º Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário (Festa do Rosário 2020) NÃO ESTÁ TOTALMENTE CANCELADA.
    Na tarde de ontem, 17 de junho de 2020, fomos informados do Decreto onde informa o cancelamento total da festa.
    Mais em reunião com o prefeito e membros da diretoria firmou o combinado que a entidade só iria se pronunciar no dia 01 de julho, e assim apresentar a nossa posição e ideias em relação a festa. Infelizmente o decreto foi lançado, não formos informados e não tivemos direito de nos pronunciar e muito menos defender os nossos interesses.
    O decreto foi mostrado em blogs locais e também na TV local. E por isso faremos o adiantamento do nosso posicionamento em nota pelas vias Facebook e instagram.

    Em virtude da pandemia COVID19 (CORONA VÍRUS) a parte comercial, (as tradicionais barraquinhas, o ranchão e as ceias que acontecem no centro do folclore) essa eventualidades estão suspensas de fato.
    Devido o grande número de pessoas que ali frequentam e respeitando as normas da OMS é completamente inviável o acontecimentos das mesmas.
    Essa é a parte onde a prefeitura da cidade tem grande responsabilidade em organizar. E por vez estamos totalmente de acordo em cancelar.

    Logo pensamos na parte religiosa, que por sua vez também reuni uma incontável aglomeração. Essa é a parte onde a Irmandade organiza, sendo assim as decisões são tomadas entre diretores e colaboradores.

    E por ser tão grandiosa a festa da padroeira da cidade, não seria possível cancelar. Em reuniões com membros da diretoria chegamos a conclusão que as novenas e missas poderão ser feitas com um número bem reduzido de colaboradores e transmitida pela redes sociais, as populares lives, visto que a tecnologia está ao alcance de uma grande maioria. Essas transmissões seriam feitas pelas redes Facebook e instagram oficial da entidade.

    Na parte religiosa entra também a alvorada, levantamento dos mastros e procissão, estas serão preparadas de acordo com a real situação do mês de setembro a outubro, e já as tradicionais congadas, já entramos em acordo com todos os 1º Capitães dos 25 ternos e a grande maioria concordou em não colocar o terno na rua este ano.
    A nossa esperança é que até outubro (mês da festa) a situação esteja controlada. Mas, caso não esteja este será o meio de festejarmos.

    Lembrando que o cronograma ainda será estudado e caso venha acontecer faremos tudo de acordo com as regras, e normas de prevenção da OMS, Secretaria de saúde, vigilância sanitária e todos os órgãos envolvidos. E como todos os anos, contamos com a ajuda e parceria da prefeitura Municipal de Catalão.

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA