O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 28 de Mai / 2019 - Cidade
    Mosaic retoma operação no Complexo Mineroquímico de Catalão
    Em abril, empresa acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração
    Em comunicado divulgado nesta terça-feira, dia 28, a empresa Mosaic Fertilizantes, informou que o Complexo Mineroquímico de Catalão voltou à sua operação normal.

    Mosaic retoma operações no Complexo Mineroquímico de Catalão (Foto: Reprodução/Internet)

    A empresa havia acionado os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em Nível 1 de emergência, para a barragem BR, localizada em Catalão, em abril deste ano.

    Na época, a Mosaic informou que os planos foram acionados porque os resultados obtidos nas análises por meio de estudos geotécnicos não permitiram confirmar a estabilidade das barragens, tendo em vista as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicadas no mês de fevereiro.

    No comunicado divulgado hoje, a empresa afirmou que a retomada ocorreu após a obtenção da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) em nova auditoria realizada por empresa especializada externa e devida comunicação à ANM. Dessa forma, a barragem BR encerra a sua situação de emergência e passa a estar em conformidade com as novas normas da Agência Nacional de Mineração.

    Confira a íntegra do comunicado da Mosaic Fertilizantes:

    Comunicado Mosaic Fertilizantes

    Catalão e Tapira, 28 de maio de 2019 – A Mosaic Fertilizantes informa que o Complexo Mineroquímico de Catalão (GO) voltou sua operação hoje, 28 de maio.

    A retomada ocorreu após obtenção da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) em nova auditoria realizada por empresa especializada externa e devida comunicação à ANM. Dessa forma, a barragem BR encerra a sua situação de emergência e passa a estar em conformidade com as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), divulgadas em fevereiro.

    A Mosaic Fertilizantes também obteve a DCE para a Barragem BR de Tapira (MG). Para obter as declarações, a empresa realizou as ações recomendadas pela consultoria contratada.

    O Complexo de Mineração de Tapira permanece paralisado até que a outra barragem do complexo obtenha a DCE. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que as outras duas barragens em Tapira e Araxá (MG) também recebam a declaração o mais breve possível.

    A empresa reforça que continuará atuando com transparência e respeito junto às comunidades.

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA