O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você gostaria de ser vacinado (a) para prevenção da COVID-19?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não
      Não sei

  • 06 de Out / 2020 - Cidade
    Onda de calor continua e Inmet alerta para risco de morte
    Instituto diz que calor com risco de hipertermia deve se estender até sexta-feira (9) em algumas regiões. Catalão teve recorde de temperatura chegando a 40,1 ºC, maior registro dos últimos 59 anos. Chuva deve aparecer depois do dia 11.
    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para o perigo de morte por hipertermia em partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de áreas do estado do Tocantins, no Norte do país. De acordo com o instituto, o alerta vai até quinta (8) ou sexta-feira (9), dependendo da localidade.
    A hipertermia é a condição caracterizada pela elevação da temperatura corporal quando o organismo produz (febre) ou absorve mais calor do que consegue dissipar.


    Onda de calor continua e Inmet alerta para risco de morte; Catalão registrou maior temperatura dos últimos 59 anos (Foto: Reprodução). 



    O meteorologista do Inmet Olivio Bahia explica que no Brasil não é comum ver morte associada a onda de calor. “No Brasil não é comum, mas sabemos que o corpo humano sente. Essas mortes provocadas pelas ondas de calor são mais frequentes na Europa”, diz.
    Bahia explica que o aviso é emitido quando as temperaturas registradas superam em cinco graus a temperatura média em determinada área. “De dois a três dias, o alerta é amarelo. O laranja é quando a condição de temperatura acima da média varia de três a cinco dias. Acima de cinco dias, como agora, o alerta passa a ser vermelho”.

    Sudeste Goiano 

    De acordo com o Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia da UFCAT, os prognósticos apontam que por volta do dia 11 teremos áreas de instabilidade em Goiás, em decorrência do avanço de uma frente fria. 

    Segundo Rafael a região registrou recordes históricos de temperaturas na última terça-feira (07), em Catalão, foi a maior temperatura registrada em 59 anos:

    • Catalão 40,1 ºC; 

    Recomendações

    Os cuidados com a saúde devem ser redobrados neste período, evite sair de casa nas horas de máximo sol, beba água com frequência, vista-se com roupas leves e utilize protetor solar.

    Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199). Também deve ser aumentada ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h.



    Com informações de: INMET/Laboratório de Climatologia da UFCAT/Agência Brasil. 

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA