O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você tem tomado medidas preventivas em relação ao coronavírus?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não
  • 17 de Mar / 2020 - Cidade
    Prefeitura Decreta Estado de Emergência na Saúde Pública
    Para conter avanço do Coronavírus e adotar protocolos de prevenção, decreto foi assinado. Ainda não há casos positivos na cidade, três pacientes que aguardam resultado permanecem de quarentena em suas casas. Decreto prevê suspensão de aulas em escolas públicas e particulares de todos os níveis, eventos também estão suspensos.
    Na tarde desta segunda-feira (16), em comunicado coletivo, o Prefeito Adib Elias, juntamente com o Secretário de Saúde Velomar Rios, o Diretor Técnico de Saúde Dr. Roberto Antônio Marot, o médico infectologista Dr. Franco Nero Tristão e o Promotor de Saúde Dr. Fernando Gomes Rosa informaram à comunidade as medidas que serão tomadas pelo município para prevenir o surgimento e/ou controlar a infecção pelo novo Coronavírus, a cidade entra em Estado de Emergência de Saúde Pública.

    Em coletiva, Prefeitura assina decreto de Emergência em Saúde Pública (Foto: ASCOM). 


    Segundo o prefeito Adib Elias, o decreto torna oficiais medidas de prevenção, que envolvem todas as esferas da cidade, evitando principalmente aglomerações e trabalhando a conscientização da população, sobre a importância de prevenir a disseminação da doença. 
    O Secretário de Saúde Velomar Rios ressaltou que as medidas anunciadas não são estáticas, "Devemos lembrar que estamos lidando com uma situação sem precedentes, tudo que é passado e decido hoje, pode mudar amanhã, ou depois, pois novas informações e protocolos são passados, de acordo com as descobertas e com o status de evolução do Coronavírus". 
    Velomar destacou ainda, que a cidade conta com 3 unidades hospitalares, sendo elas a Santa Casa, o Hospital São Nicolau e o Nasr Faiad e a UPA, e foi levantada a possibilidade de se reabrir o Hospital Materno Infantil antes da inauguração, para auxiliar no atendimento aos pacientes. "Tudo o que passamos para a população de Catalão, devemos lembrar que influência as cidades circunvizinhas, pois acaba que recebemos a demanda de atendimento destas cidades, então o importante agora é termos consciência de que procedimentos eletivos, atendimentos para enfermidades não graves e cirurgias eletivas devem ser adiadas, pois o atendimento será priorizado para doenças respiratórias que possam ter ligação com o Coronavírus. 
    Dentre os itens descritos no decreto, estão:
    Para o enfrentamento inicial da emergência em saúde decorrente do Coronavírus, ficam suspensos pelos próximos 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogado: 
    • Todos os eventos públicos e privados de quaisquer natureza;
    • Visitação a pacientes internados em unidades hospitalares com diagnóstico de Coronavírus;
    • Aulas escolares nas Unidades de Ensino públicas e privadas, inclusive nas Universidades, cursos técnicos e de extensão, e ainda aquelas realizadas no âmbito da Secretaria de Esportes, Fundação Cultural Maria das Dores Campos e Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA);
    • Funcionamento do Restaurante Popular; 
    • Eventos esportivos realizados em Catalão poderão ser executados desde que os portões estejam fechados para o acesso ao público; 
    • Fica determinado que em feiras livres sejam seguidas todas as normas de higienização emitidas pela autoridade sanitária;
    • A suspensão das aulas nas redes de ensino público/privadas deverá ser compreendida como antecipação de férias escolares do mês de julho/2020 e terá início a partir do dia 17 de março;
    • Qualquer servidor ou empregado público, ou contrato que presta serviço para o Município de Catalão, que apresentar febre e/ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirara e batimento das asas nasais), ou que tenha retornado de viagem internacional, dos estados de São Paulo ou Rio de Janeiro nos últimos 10 (dez) dias deverá permanecer em casa pelo prazo de 15 (quinze) dias e adotar o regime de teletrabalho, conforme orientação da chefia imediata. 
    Durante o comunicado, também foi inforemado que o transporte de paciente por vans para Goiânia e outras cidades está suspenso, aja vista para casos que serão analisados pela secretaria de saúde, como pacientes em tratamento de câncer. A Casa de Apoio de catalão em Goiânia também receberá apenas casos de pacientes em tratamento de Quimioterapia ou Radioterapia e/ou casos graves. 

    Abaixo, o Decreto assinado pelo Prefeito Adib Elias: 










    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA