O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 05 de Ago / 2011 - Cidade
    SAMU de Catalão receberá “motolâncias” para realizar atendimentos emergenciais

    O SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deverá em breve aumentar sua frota de veículos com duas motocicletas equipadas com kits de primeiros socorros para atender a população. Os veículos chamados de “motolâncias” terão como principal intuito facilitar o acesso dos profissionais de saúde às pessoas que precisam de atenção imediata.

    A coordenadora da base descentralizada do SAMU em Catalão, Sabina Borges da Costa afirma que os 18 municípios da regional da Estrada de Ferro, Catalão e Caldas Novas receberão duas motolâncias cada. Segundo a coordenadora o Ministério da Saúde já aprovou a liberação dos veículos, mas não há previsão para chegarem.

    As motos só serão conduzidas por enfermeiros e técnicos em enfermagem, que receberão treinamento especializado para conduzir os veículos.Os treinamentos incluem aulas específicas para condução de veículos de atendimento emergencial e também uma capacitação ministrada pela Polícia Rodoviária Federal, pois o SAMU também faz muitos atendimentos nas rodovias. Essas capacitações começarão assim que os veículos chegarem a Catalão.

    Estes veículos estarão munidos de diversos equipamentos de primeiros socorros, incluindo instrumentos de checagem de pressão e nível de oxigênio no corpo, medicações diversas, talas para imobilização de membros quebrados e um aparelho para reanimar o coração de pessoas que entraram em parada cardiorrespiratória.

    Os profissionais destes veículos farão o atendimento de primeiros socorros inicial das vítimas, muitas vezes imprescindíveis para a recuperação total das vítimas de emergências até que a ambulância chegue para levar a pessoa, quando for necessário.

    A coordenadora destaca ainda que o congestionamento no trânsito e a falta de consciência das pessoas em dar passagem à ambulância com a sirene ligada são alguns fatores que levaram o SAMU a pedir as motolâncias. É muito mais rápido uma moto chegar a um determinado local do que uma ambulância, principalmente nos horários de muito movimento. Tempo para as equipes de salvamento é vida, como destacou a coordenadora.

    Fonte: Diário de Catalão.


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA