O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 27 de Out / 2009 - Educação
    Colégio Polivalente comemora projeto de ressignificação

    Professores de escolas da rede estadual da Regional de Educação estão em Caldas Novas, no qual participam, esta semana, com colegas de todo o Estado, de um curso que discute o projeto de Ressignificação.

    O projeto é do Governo Federal e deve ser implantado em todo o país gradativamente. Pode ser definido como um novo jeito de olhar a Educação. Os professores discutem o projeto com um profissional do Ministério da Educação, idealizador dele no país.

    Catalão participa do projeto em quatro unidades: Anice Cecílio, Polivalente Dr. Tharsis de Campos, João Netto e Dona Yaiá. A implantação é gradual em unidades do ensino médio, mas deverá estar em andamento em todo o Estado a partir do ano que vem.

    A diretora do Polivalente, Kedma Marques Brandão Inácio, só comemora os resultados na escola com o projeto. “A evasão diminuiu, a dependência é pouca também”, informa ela com os números nas mãos: o primeiro semestre deste ano (quando o projeto foi implantado) não houve uma reprovação sequer, contra até duas repetências por turma em anos anteriores. Ela ainda avalia outras vantagens – a grade curricular do ensino médio passa a ser semestral, não mais anual como antes, fechando o ano em seis meses. “É bom para o aluno porque ele ganha tempo”.

    Com a implantação do projeto, a escola passou a oferecer três matérias extracurriculares a escolha do aluno: Matemática Básica, Foco Arte (que é o ensino de Artes com Educação Física, trabalhando a expressão corporal) e Educação Ambiental. O projeto é desenvolvido no ensino médio, para alunos do 1° ao 3° ano, acima dos 15 anos. Para o ano que vem, segundo a diretora, a intenção é ampliar essa grande com aulas de Português.

    Kedma explica ainda que, como o aumento da grade curricular, os alunos passam a ter seis aulas diárias. Ainda de acordo com ela, com isso, os professores aumentaram também sua carga horária. “Ganha o aluno, ganha o professor”.

    A coordenadora do projeto do Polivalente, Kélida Mara da Silva Capingote, também ressalta os benefícios do projeto. É como se o novo jeito de estudar, forçasse o aluno a frequentar a sala de aula para ter boas notas. “O aluno do ensino regular que fecha o terceiro bimestre, por exemplo, já não vem à escola. Com a ressignificação, isso não acontece.”, ressalta.

    O Colégio Estadual João Netto de Campos, de Catalão foi escolhido, em Goiás, como piloto do projeto. Toda a experiência do corpo docente está sendo discutida em Caldas, durante do curso, que termina na sexta-feira (30).

     

    Para mais informações, por favor, solicitar por e-mail ou por telefone, que terei prazer em agendar alguma entrevista.
    *Ascom - Cristina de Mesquita


    Fonte: Portal Catalão Notícias
    [email protected]
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    2
    Comentarios
    Gislane Pires Gonçalves
    Parabéns as escolas e professores que aderiram à ressignificação, pois é também um momento de ressignificação da prática docente. Percebe-se novos reflexos dessa inovação na citação acima, visto que o professor vem se defrontando com uma nova realidade e buscando meios para reformular sua prática, bem como adaptá-las as novas situações de ensino e com isso o sucesso dos alunos. PARABÉNS...
    Soraya Moreira
    Recordo a polêmica e discussões geradas (saudáveis) quando a proposta da Ressignificação do Ensino Médio foi lançada. Toda mudança na área da educação gera polêmica entre os educadores. Mas, o que seria educação sem polêmicas, sem mudanças? E como fazer mudanças? Ver agora os frutos serem recolhidos muito traz a satisfação dos que acreditam e se envolvem em todas as atividades humanas. E as escolas não podem ignorar nenhuma delas. Assim, parabéns aos colegas do Colégio Polivalente que se envolveram na proposta da Ressiginificação para atender aos alunos da rede pública de ensino e, por tal, sentirem-se mais felizes na profissão.
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA