O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você tem tomado medidas preventivas em relação ao coronavírus?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não
  • 28 de Nov / 2019 - Educação
    Jovens catalanos criam canudo de pasta de banana
    Alunos de Colégio Estadual João Netto de Campos criaram o Biocanudo após aula sobre polímeros na escola. O projeto rendeu aos aluno o 1º lugar na 8ª Feira de Ciências da UFG.
    Um grupo de alunos do Colégio Estadual João Netto de Campos criou um canudo de pasta de banana e água, em Catalão. O projeto foi idealizado por Luana Rodrigues Silva, de 18 anos, e realizado com outros dois colegas de classe: Luiz Sávio Santana e Bianca Alves. O biocanudo rendeu a eles o primeiro lugar na 8ª Feira de Ciências da Universidade Federal de Goiás (UFG), que aconteceu em 6 de novembro.

    Luana, Luiz Sávio, e Bianca, grupo ganhou 1º lugar na 8ª Feira de Ciências da UFG/RC (Foto: Reprodução / Arquivo Luana). 


    Em entrevista ao Portal de notícias Mais Goiás, Luana contou que sempre teve interesse em assuntos que envolvessem sustentabilidade. “Uma vez vi um vídeo na internet que uma tartaruga foi encontrada com canudinho plástico introduzido na narina. Quando teve a Feira de Ciências na minha escola com o tema “Ciência Brasileira: por que e para quê?” me veio isso em mente. Então pensei em criar uma alternativa para o problema, pois vi em pesquisas que os canudos plásticos é um dos principais vilões dos oceanos”, conta a estudante.

    “Biocanudo” criado com pasta de banana nasceu a partir de uma aula sobre polímeros. “Pensei em fazer um canudinho usando um biopolímero e com a ajuda de mais dois amigos, encontramos uma matéria sobre uma menina que criou um canudinho com inhame. Nisso vimos que a banana era rica em celulose (polímero natural). Então através da pasta feita apenas com a banana e água consegui criar o canudinho”, explica a adolescente.

    Luana e os amigos criaram o canudo de pasta de banana (Foto: Reprodução/Arquivo Luana). 

    De acordo com Luana,a escola deu apoio para o projeto. O colégio teve três projetos inscritos na Feira de Ciências da UFG. Além do canudo feito da polpa de banana, haviam também o tijolo ecológico feito com borra de café e o plástico biodegradável. Contudo, o projeto que ganhou primeiro lugar foi o de Luana, Luiz e Bianca. Ao todo, foram 122 experiências inscritas e 65 alunos da rede pública estadual.
    A professora de Biologia e Química dos alunos premiados, Alynne Flávia de Souza, contou que a escola participa do projeto desde a primeira edição e já recebeu dois prêmios. Além disso, trabalha com vários projetos voltados à sustentabilidade e tudo o que é utilizado na instituição é sustentável.
    “Foi uma surpresa enorme ter ganhado. Amei o evento, trouxe de lá diversos conhecimentos”, finaliza a líder da pesquisa. Futuramente, a jovem pretende cursar Biologia ou Química.


    Com informação do Mais Goiás/Marcela Costa.

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA