O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 22 de Nov / 2019 - Entretenimentos
    Engenheiros do Samba, eles dão ritmo à alegria!
    Grupo genuinamente catalano de samba existe há 9 anos em Catalão e desde então, espalha alegria pelos bares e festas da cidade.
    Hoje, 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico, e para homenagear todos os profissionais deste segmento de Catalão e região, escolhemos o grupo Engenheiros do Samba para contar um pouco sobre a vida do músico catalano. 

    O grupo, como se pode imaginar, nasceu na faculdade, mais precisamente, no curso de Engenharia da UFG. Tearon Cruz, 29 anos, iniciou sua carreira musical com um amigo, tocando nas resenhas dos universitários, o pessoal gostou, e com o tempo, começaram a ser requisitados para tocar em festas de república e bares da cidade. “Era só eu e um amigo, que já não faz mais parte do grupo, tocávamos por gostar mesmo, na época, não havia pretensão nem de dar nome ao grupo, que ainda era dupla (risos).


    Com a crescente nos convites, eles convidaram outros amigos para tocar, também engenheiros, daí o nome “Engenheiros do Samba”. Os músicos começaram a investir em instrumentos, cada um por sua conta e quando perguntado sobre o primeiro cachê, Tearon lembra achando graça, “Na verdade, o primeiro cachê foi uma porção de batata e 2 “litrão”, e pra nós estava ótimo. No começo tocávamos nos bares a troco de consumo mesmo. Depois de um bom tempo que começou a rolar um cachê, quase que simbólico também. Há alguns anos, cantar aqui na região era mais difícil, não havia tanto reconhecimento como tem hoje.”


    Quando surgiu uma oportunidade de tocar no projeto da Cerveja Antárctica, Van da Boa, em meados de 2012, é que os estudantes começaram a levar o grupo mais a sério. “A partir daí começamos a nos apresentar em cidades da região e o pessoal comentava e seguia o grupo nos lugares.”

    O músico lembra que numa ocasião, tocando próximo ao presídio, na última música, que era do Raça Negra, um homem bateu a mão na mesa, e em tom ameaçador disse que o show não ia parar, “A gente só continuou tocando (risos), após umas cinco músicas, anunciamos novamente que o show ia acabar e ele se aproximou... e nos abraçou emocionado. Ele contou que o irmão, que gostava muito da banda, estava preso do lado, e ao ouvir a música ele se sentiu feliz, por aquele momento. Apesar da situação, percebi ali o quanto a música tem poder de tocar as pessoas. 
    Noutra ocasião, os Engenheiros do Samba foram agraciados com o sentimento de gratidão, ao ver um homem, de muletas que estava num bar enquanto tocavam, mudar seu semblante de tristeza para o de alegria, ao sentir a batida do samba e dançar, mesmo com dificuldade. 

    O grupo continuou firme por alguns anos, mas como estavam se formando, alguns acabaram se mudando e ficaram um tempo sem tocar.


    Os Engenheiros do Samba (Foto: Arquivo Pessoal). 


    Na nova formação, que começou há cerca de um ano e meio, o grupo foi sendo montado aos poucos. 
    Igor Cardoso, que já tem cerca de 10 anos de estrada como músico, convidou Tearon para reativar a banda e ele topou. Aos poucos, novos integrantes foram surgindo. 

    Hoje a banda é composta pelos músicos Tearon, na voz e pandeiro, Igor, voz e surdo, Alexandre voz e cavaco, Lucas Lopes voz e tantã e Hans voz e baixo. Todos cantam e além dos instrumentos mencionados, possuem talento em diversos outros. 

    Amigos, colegas e apaixonados por música, eles embalam as noites dos bares de Catalão com muita alegria e dedicação, “A música é uma forma de transmitir sentimento, quando cantamos sentimos a energia das pessoas e elas a nossa, é gratificante”, pontua Igor, tendo a paixão inspirada pela família. 

    Para Lucas, que é proprietário de um bar, a música é algo que lhe toma a mente quando toca, “Você pode ter problemas, preocupações, mas quando foca na música sua mente fica ali, é algo que nos leva a relaxar e pensar nas coisas boas da vida”. 

    Segundo o grupo, “Para nós é motivo de muito orgulho fazer parte dos músicos de Catalão, que é uma terra agraciada com inúmeros talentos e estilos”.

    Tearon aproveita a oportunidade para agradecer a todos que estão sempre presentes nos shows dos Engenheiros do Samba, “agradecemos imensamente a todos que curtem o nosso som, que participam, dançam, cantam e nos apoiam, estamos buscando sempre melhorar para oferecer o nosso melhor para vocês”. 

    Os Engenheiros do Samba lembram  que para 2020 tem novidades, composições próprias serão lançadas e muito mais... Ah, e a agenda do próximo ano está aberta!



    Contato: (64) 98125-7010
    Instagram: @grupoengenheirosdosamba

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA