O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 13 de Dez / 2019 - Entretenimentos
    Última sexta-feira 13 do ano será de lua cheia
    É um evento raro a lua cheia coincidir com a sexta-feira 13, mas este ano é a segunda vez que acontece. Rodeada de superstições, tanto a data quanto a fase da lua criam expectativas e alertas.
    Para quem é supersticioso, a última sexta-feira 13 do ano traz uma particularidade. É que a lua estará cheia pela última vez em 2019, e só muda de fase no domingo (15/12). A coincidência é rara, mas este ano é a segunda vez que acontece. A primeira foi em setembro e fazia duas décadas que o evento não ocorria, a última vez tinha sido em outubro de 2000. 

    Última sexta-feira 13 do ano vem acompanhada de lua cheia (Foto: Reprodução). 


    Popularmente, a sexta-feira 13 é dita como um dia de azar. A data serviu de inspiração para filmes de terror e foi imortalizada no longa protagonizado pelo serial killer Jason Voorhees, que fazia seus ataques nessa data.


    Ícone da sexta-feira 13, Jason Voorhees ajudou a fortificar mito do dia de azar (Foto: Reprodução). 

    Já o misticismo em torno da lua cheia gira em torno da crença de que o satélite exerça uma influência sobre nossas vidas,  do corte de cabelo, passando pelo sono, até o ciclo de fertilidade das mulheres. 
    Na internet, a sexta-feira 13 tornou-se uma brincadeira, os usuários das redes sociais comentaram as superstições em torno do tema. O termo "sexta-feira 13" ficou no topo dos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter.

    Millhares de memes circulam com referência a data (Foto: Reprodução). 


    Sexta-feira 13 pode representar perigo para os gatos pretos

    Como achar que uma fofura dessas dá azar?! (Foto: Reprodução). 
    Existem muitos mitos atribuídos ao gato preto. Há séculos, esses animais são perseguidos e, muitas vezes, associados ao azar. Em datas como sexta-feira 13 ou Halloween, as agressões aumentam.
    A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, por causa de seus hábitos noturnos, tinham parte com o demônio. E se o bichano fosse da cor negra, era associado às trevas.
    O papa Inocêncio VIII, no século 15, chegou a incluir o animal em sua lista de perseguidos pela Inquisição.
    E mesmo agora, em pleno século 21, rituais de magia usam os gatos pretos para sacrifícios a fim de conquistar algo ou alguém.
    O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) considera crime as práticas de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. 





    Com informações do Correio Braziliense e The Journal.

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA