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  • 06 de Jan / 2020 - Goiás
    Emissão da carteira de trabalho impressa está suspensa
    Superintendência do Trabalho suspende atendimento para emissão do documento impresso em Goiás. CTPS física se torna desnecessária e deverá ser substituída pelo aplicativo. Procedimento deve ser feito por meio da internet. Já agências do Sine e Vapt-vupt continuam agendando, mas prazo para entrega do documento impresso passou de 15 para 45 dias.
    A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTB-GO) suspendeu a partir desta segunda-feira (6) o agendamento de atendimento para emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) impressas em Goiás. A partir de agora, o procedimento deverá ser feito por meio do aplicativo do CTPS ou pelo site do Ministério do Trabalho.
    O órgão esclarece que agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e do Vapt-vupt, por enquanto, continuam atendendo aos pedidos de carteiras de trabalho impressas. Porém, como as equipes que fazem a montagem e confecção das mesmas serão reduzidas em 65%, o prazo de entrega dos documentos passa de 15 para 45 dias úteis.
    Unidades da superintendência que não vão agendar mais o atendimento: Goiânia (Praça Cívia); Gerência Regional de Anápolis; Catalão; Caldas Novas; Itumbiara; Rialma; Mineiros; e cidade de Goiás.


    Carteira de trabalho digital


    Carteira de Trabalho Digital (Foto: Reprodução).


    A superintendência alerta para que os trabalhadores se adaptem ao novo sistema. A carteira de trabalho impressa não é mais necessária para contratação, uma vez que o Ministério da Economia publicou a Portaria nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, que trata da CTPS Digital, a qual substitui a CTPS em papel.
    A partir dessa norma, o trabalhador precisa apenas informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no e-Social substituem as anotações antes realizadas no documento físico.
    A Superintendente Regional do Trabalho em Goiás garante que a CTPS Digital incorpora vários itens de segurança que dificultam as fraudes contra o seguro-desemprego, FGTS e benefícios previdenciários, além de proporcionar o aprimoramento das ações de fiscalização, uma vez que os auditores fiscais do trabalho terão acesso a uma base de dados mais completa para analisar.
    Passo a passo para solicitar o documento:
    1) Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu Smartfone (android ou IOS), procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta;
    2) Após acessar o aplicativo, vai aparecer uma tela com a opção de “Entrar”;
    3) Se o trabalhador já tiver feito cadastro no site, Sine Fácil ou no INSS, precisará apenas colocar seu CPF, clicar em "próxima", digitar a senha e autorizar o uso de dados pessoais;;
    4) Caso você não tenha cadastro, será necessário clicar em “Crie sua conta” e preencher os dados solicitados. Após este procedimento de criação de senha no site, acesse novamente o aplicativo, digite seu “CPF” e a senha cadastrada, e clique em “Entrar”;
    5) Em seguida, você vai acessar as telas da sua Carteira de Trabalho Digital. A tela principal contém as três últimas movimentações no documento e dados pessoais referentes à base de dados do Cadastro de Pessoa Física – CPF.



    Fonte: Agência Brasil/G1.  

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