O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 22 de Dez / 2010 - Goiás
    Investimentos consolidam Goiás como polo mineral


    A implantação do projeto de níquel pela Mineração Anglo American, no município de Barro Alto, com valor de U$ 1,8 bilhão, e a ampliação da produção de sulfeto de cobre e de ouro pela Mineração Maracá, do Grupo Canadense Yamana, no município de Alto Horizonte, estão entre os investimentos de destaque no setor mineral goiano nos últimos cinco anos. Isso apesar dos efeitos da crise mundial, que afetou a demanda e os preços das comodities, destaca reportagem da edição de nº 29 da revista Economia e Desenvolvimento, editada pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento – Seplan, e que já está em circulação.

    Esses dois grandes projetos, somados aos investimentos feitos pelas empresas de mineração nos municípios de Americano do Brasil, Faina, Fazenda Nova, Catalão, Crixás, Mara Rosa, Minaçu e Niquelândia, colocam Goiás entre os Estados brasileiros maiores produtores e exportadores de bens minerais. A ação do Governo do Estado no apoio ao desenvolvimento da mineração foi decisiva, criando as condições favoráveis à implantação dos projetos. Em todo o Estado, as maiores investidoras são as empresas Anglo American, Votorantim, Cia Níquel Tocantins, Prometálica, Eternit, Fosfértil e Yamana.

    A planta de produção de ferroníquel, em Barro Alto, é o maior projeto privado da história de Goiás, com exceção das usinas hidrelétricas. Com produção anual prevista de 36 mil toneladas de níquel e ferroníquel, o projeto foi aprovado em 2006 e a implantação começou em 2007. A produção de Barro Alto aumentará significativamente a produção de níquel da multinacional Anglo American, que deverá atingir a marca de 90 mil toneladas por ano. Graças às atividades da mineração Maracá, o município de Alto Horizonte, localizado na região Norte de Goiás, é líder em exportações.

    Meio ambiente


    De acordo com o Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM, o setor mineral vem contribuindo substancialmente com o desenvolvimento do Estado de Goiás. Além de induzir a geração de empregos, é crescente no setor a conscientização em relação ao meio ambiente, com ações efetivas de preservação ambiental e também de apoio social e cultural aos moradores da região onde estão instalados os empreendimentos. Os produtos mais competitivos são: cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita, fosfato, amianto e pedras preciosas.

    Através do programa Mineração Gerando mais Riqueza e Renda, que visa o desenvolvimento sustentável da atividade mineradora para o incremento da competitividade econômica de Goiás, foram concedidos R$ 22,59 bilhões em crédito a empreendimentos no setor no período 2006 a 2010.

     
    *agecom

    Fonte: Portal Catalão Notícias
    [email protected]
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA