O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 23 de Nov / 2009 - Goiás
    Seagro auxilia assentados endividados

    A Secretaria da Agricultura está atuando para melhorar a situação dos assentados endividados em Goiás. Com recursos federais do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, a secretaria está ajudando as cooperativas no processo renegociação das dívidas e na individualização das terras.

    A engenheira agrônoma Rosângela de Melo, explica que as fazendas para a reforma agrária eram compradas coletivamente, e a dívida era de todos. Organizados em cooperativas, muitos agricultores não tiveram condições de pagar suas cotas do débito e, com isso, todos ficaram endividados. Se a cooperativa fosse de 30 famílias, por exemplo, e apenas uma não conseguia pagar a cota, o banco não recebia. Com isso, a maioria está endividada desde 2004.  "Antes, a legislação não permitia a individualização das terras, mas, agora, isso é possível. Cada um pode ter a sua escritura.", diz a engenheira.

    Renegociação


    A Seagro já recebeu a primeira parcela do convênio (R$ 150mil), e está operacionalizando as ações do PNCF. A segunda parcela do convênio é de R$ 440 mil. O primeiro passo é renegociar as dívidas para, depois, dar entrada no processo de individualização. Muitos agricultores estão animados, pois a renegociação pode ser feita com o pagamento de apenas 1% da dívida.

    Segundo o secretário Leonardo Veloso, a primeira parcela do convênio liberada à Seagro já tem destino certo. Três equipes da Seagro estão percorrendo as 56 agrovilas em todo o Estado para desenvolver um levantamento sobre as condições sociais das 2,2 mil famílias envolvidas nessas localidades. “A verba será destinada ao custeio agrícola do programa de agricultura familiar e os agricultores familiares têm todo o apoio da Seagro  e Governo Federal para agregar valor às suas produções aumentando assim, sua renda e qualidade de vida," disse o secretário.
     
    *agecom

    Fonte: Portal Catalão Notícias
    [email protected]
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA