O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 02 de Mai / 2011 - Moda e Beleza
    Caminhadas vigorosas são a mais completa atividade física, diz especialista

    Se tivéssemos que escolher uma única atividade física, qual seria a mais completa? A dúvida assaltou Gretchen Reynolds, colunista do "New York Times", que resolveu fazer uma enquete com vários especialistas. O exercício mais citado pelos profissionais foi a caminhada vigorosa, por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. Segundo os entrevistados, a constância na prática é fundamental para obter os benefícios para saúde dos exercícios, muito mais do que aumentar o tempo que se passa exercitando ou a carga de trabalho. Análise de vários estudos relacionando atividade física e mortalidade mostrou que as chances de uma pessoa sedentária morrer prematuramente desabam 20% se ela começar a realizar caminhadas vigorosas, de 30 minutos. Ao triplicar o tempo do exercício, no entanto, o ganho adicional é de apenas 4%.

    - Pessoalmente, creio que a caminhada vigorosa é, de longe, o melhor exercício - disse o médico Michael Joyner, professor de anestesiologia da Clínica Mayo.

    Joyner dá como exemplo estudo realizado por Hiroshi Nose, professor da escola de medicina da Universidade de Shinshu, no Japão. Nose alistou milhares de idosos japoneses em um programa de cinco meses em que caminhadas vigorosas eram intercaladas com períodos em que andavam normalmente em 10 sessões sucessivas de três minutos cada com resultados surpreendentes.

    - A forma física, que une a capacidade aeróbica máxima e o tônus muscular, aumentou em 20% - contou Nose. - Isso fez as pessoas se sentirem pelo menos 10 anos mais jovens do que antes de começarem os treinos. Os sintomas de doenças associadas ao estilo de vida, como hipertensão, hiperglicemia e obesidade, também caíram em 20%.

    As caminhadas vigorosas, porém, podem ser pouco atrativas para quem já realiza atividades físicas. Para estes, os especialistas aconselham agachamentos.

    - O agachamento ativa os maiores músculos do corpo, que estão nas nádegas, costas e pernas - lembrou Stuart Phillips, professor de cinesiologia da Universidade McMaster.

    O Globo


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA