O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 11 de Mai / 2011 - Moda e Beleza
    Correr 10km é ideal para perder peso
    Os 10 km são a quilometragem ideal para perder peso, administrar melhor o ritmo e garantir mais motivação para baixar o tempo

    Próximo desafio: 10 kmO início na corrida nem sempre é fácil. Nos primeiros meses, o relógio biológico chia com os treinos matinais ou noturnos, o corpo ainda não está acostumado com o esforço nem o organismo com a nova dieta. Cada metro é uma conquista. Mas aí o tempo passa (e as dores também) e a vontade de aumentar as distâncias prevalece. Nasce assim o novo desafio: uma corrida de 10 km.

    Os primeiros 10 km marcam um momento importante na vida da corredora. Os treinos precisam ser mais regrados – se a sua meta é uma marca satisfatória. Camila Hirsch, diretora-técnica da assessoria esportiva Personal Life,  garante que, para completar o desafio de maneira segura, são necessárias, em média, de oito a 14 semanas.

    Como chegar lá - Após alcançar os 5 km, a próxima meta é permanecer na distância menor durante um período para, aí sim, estar pronta para dobrar o percurso. Isso é pedido porque a distância maior possui grande solicitação muscular e articular, sendo interessante participar de algumas provas de 5 km (pelo menos duas) para garantir um bom preparo para o novo desafio.

    Passada essa etapa, o que vem adiante é uma mudança no perfil do treinamento da corredora. Paulo Correia, treinador e fisiologista da Unifesp, explica que é possível correr 5 km treinando até duas vezes por semana. Já para completar os 10 km, são necessários treinos mais longos. “A disciplina é exigida nesse momento, e três dias por semana passam a ser obrigatórios.”

    Em busca de velocidade - Se alcançar os 10 km não é mais novidade, o novo desafio é completar a distância de maneira cada vez mais rápida. Para voar no trajeto, são acrescentados à planilha os treinos de força e flexibilidade. “Mais do que treinar, é preciso se dedicar, aproveitar os trabalhos e absorver o estímulo, o que significa não apenas correr, mas também ter alimentação e períodos de descanso regrados”, diz Correia.

    É o que faz a advogada carioca Juliana Pimentel, 27, que está determinada a melhorar a própria marca na distância: “Hoje corro 10 km em 43min, mas quero diminuir para 40min em breve. Para isso, realizo trabalhos variados, como intervalados, tiros e fortalecimento. Sempre gostei dessa distância”, reforça.

    Artigo escrito por: Marina Oliveira


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA