O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 21 de Set / 2011 - Moda e Beleza
    Hoje é o Dia Mundial Sem Carro
    Dia Mundial Sem Carro chama a reflexão sobre a dependência ao uso irracional dos automóveis


     
    No dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso irracional dos automóveis nas ruas da cidade.

    A ideia principal do movimento é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam e a possibilidade de diminuírem o uso do carro, ou até mesmo de substituí-lo por outro meio de transporte.

    No Brasil, de acordo com dados de 2010 do Denatran, existem 35 milhões de automóveis no país. A cidade de São Paulo é líder com a estatística de um carro por dois habitantes. Se você acha muito, nos Estados Unidos esse número é 1,3 habitante por carro, na Itália 1,5 habitante/carro e no Japão, Espanha, Canadá e Alemanha 1,7 habitante/carro.

    Existem soluções possíveis para resolver o problema. Entre as medidas mais citadas estão o incentivo e o investimento no transporte público de forma a torná-lo eficiente e de alta qualidade, convencendo o usuário a trocar o seu carro individual por um modal coletivo.

    Outra ideia é a criação de ciclovias e ciclofaixas nas principais ruas e avenidas das cidades e instalação de sistemas de aluguel e transporte de bikes, garantindo segurança e comodidade àqueles que optarem pela bicicleta como meio de transporte e o estímulo a práticas como a carona solidária e o planejamento individual, fazendo com que cada cidadão busque pessoas com roteiros semelhantes e se unam para reduzir a quantidade de carros nas ruas.

    O ideal do Pedal Catalão é estimular e apoiar as pessoas na busca de uma vida saudável através de uma alternativa para o transporte individual como a bicicleta ou até mesmo a pé.
     

    O dia Mundial Sem Carro em outros locais do Brasil

    Goiânia
    Passeio ciclístico promove conscientização no trânsito
    Para incentivar a população a buscar um meio de transporte alternativo seguro, o Detran realiza amanhã, às 19 horas, um passeio ciclístico, no Dia Mundial Sem Carro. A largada é da Marginal Cascavel, abaixo da Avenida T-2, seguindo pelas avenidas Castelo Branco e Assis Chateaubriand até a Praça Tamandaré. As inscrições são gratuitas e vão ser feitas na concentração.  O Detran quer chamar a atenção dos ciclistas para o uso dos equipamentos de segurança e sensibilizar os motoristas quanto aos cuidados no trânsito. No ano passado foram registrados 4.190 acidentes de trânsito em Goiás envolvendo ciclistas. Só em Goiânia, foram 938.

    Brasília

    O senador Eduardo Suplicy foi trabalhar de bicicleta nesta quarta-feira. Foto: Luiz Alves/Agência Senado
    Senador Eduardo Suplicy
    Na véspera do Dia Mundial sem Carro, comemorado na quinta-feira, o senador Eduardo Suplicy (PT) decidiu aderir ao movimento e percorreu de bicicleta o percurso de aproximadamente 6 km entre a casa dele, na Asa Sul de Brasília, e o Congresso. Ele argumentou que na quinta-feira viajará para Aruba, no Caribe, onde participará de um congresso do Parlatino.

    Suplicy recomendou ao governo do Distrito Federal e de outras localidades do país que invistam mais na construção de ciclovias, na melhoria da sinalização e na promoção de campanhas educativas de trânsito.
    O senador ressaltou a necessidade dos governantes estimularem o uso da bicicleta como meio de transporte, mas lembrou da necessidade dos motoristas respeitarem os direitos dos ciclistas.
    Assim que deixou sua casa, acompanhado de um funcionário do Senado, Eduardo Suplicy fez questão de parar na Capela Nossa Senhora de Fátima para fazer orações. Ele optou pelo caminho da avenida das Nações, onde o trânsito é mais tranquilo e, segundo ele, é "um lugar muito bonito, com muitas árvores e vista para o Lago Paranoá".

    Rio de Janeiro
    Este ano, a campanha mundial, também chamada de ‘Na cidade sem meu carro’, traz uma novidade para os motoristas do Rio. Os primeiros cinco mil motoristas que aderirem ao movimento vão ganhar um cartão Riocard para andar nos ônibus da cidade.

    Este ano a campanha terá apoio da Fetranspor - a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de incentivar o uso dos ônibus, a Fetranspor vai distribuir o Riocard com R$ 10 em bônus. Para ter direito ao benefício é preciso cadastrar o Renavam do carro, se comprometendo a deixar o veículo em casa no dia da campanha.

    Catalão
    Em Catalão a equipe Pedal Catalão, um grupo de amigos e praticantes de MTB - Mountain Bike, uma entidade sem fins lucrativos que utiliza a modalidade não só como hobby, mas também como forma de desfrutar das maravilhas que a natureza da nossa região proporciona e também como forma de esporte para cuidar da saúde, faz trilhas semanalmente, e neste final de semana há três trilhas agendas:

    Sexta – 23 de Setembro – 6:00
    Local: em Frente ao Morro do São João
    Percurso: Trilha do Josias
    Distância: 36km

    Sábado – 24 de Setembro – 15:50
    Percurso: Trilha dos Lagos (inédita)
    Local:  Antiga Parmalat
    Distância: 29km

    Domingo - 25 de Setembro – 7:00
    Percurso:  Trilha do João (Singletrack)
    Distância: 14km


    Amigos Pedal Catalão   Amigos Pedal Catalão


    Com informações da Agecom, G1, Terra, pedalcatalao.com.br.


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA