O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você tem tomado medidas preventivas em relação ao coronavírus?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não
  • 06 de Dez / 2011 - Natureza
    Adubação Nitrogenada de Pastagens

    Com o objetivo de diminuir os custos, as propriedades produtoras de leite, tem cada vez mais uma preocupação e uma atenção especial a qualidade, tendo que realizar uma combinação de conhecimentos nas áreas de administração, meio ambiente, genética e nutrição animal, buscando novas  e avançadas tecnologias. Adotar estas tecnologias sem que se tenha um bom planejamento, compromete a eficiência, a economia e a produtividade.  Como uma  alternativa de aumento de produtividade e na competitividade dentro da cadeia produtiva do leite, uma alternativa que se apresenta é a utilização da adubação nitrogenada de pastagens.





    A utilização de nitrogênio (N), quando aplicado nas pastagens, tem a finalidade de aumentar a produção de matéria seca, disponibilizando mais forragem e com isso aumentando a capacidade suporte da área a ser pastejada ( nº de animais por m2 ), principalmente na época quente e chuvosa ( período das águas ), onde se tem melhores resultados com a utilização da adubação nitrogenada. Com o aumento da produção de forragem, pode-se aumentar o número de animais na área, sem que haja prejuízo na produção de leite, conciliando claro a um manejo racional das pastagens. A recomendação das quantidades de nitrogênio para áreas de pastejo são variáveis, desde 50 a 300 Kg /ha/ano.  O valor de 50 Kg/ha/ano de nitrogênio é uma quantidade mínima, evitando a degradação das áreas de pastejo.  Adubações de 100 Kg/ha/ano de nitrogênio, são utilizadas para se obter um aumento de produtividade, desde que não se tenha uma exploração intensiva.  Acima de 150 a 300 Kg/ha/ano, são adubações recomendadas e utilizadas em explorações intensivas.


    Essas adubações apresentam respostas positivas desde que se tenham níveis desejados de outros nutrientes como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e outros. O uso de fertilizantes nitrogenados como forma de repor o nitrogênio ao solo e garantir a sustentabilidade do sistema de produção, ainda é limitada pelos pecuaristas. A cultura de não adubar áreas de pastagens e a expectativa de baixa eficiência econômica a esta adubação contribuem para que isso ocorra.
     Dados econômicos demonstram que esse tipo de adubação apresenta eficiência econômica, necessitando  entretanto,  de ser empregada com critérios técnicos, econômicos , ambientais e de manejo dentro do sistema de produção utilizado na propriedade.  A seguir algumas fontes de nitrogênio utilizadas em adubação de pastagens, sendo que os níveis de N são valores médios encontrados em produtos comerciais:



    Alexandre Dahdah Borges
    Zootecnista - Especialista em Produção Animal
    Universidade Federal de Lavras - UFLA

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA