O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 14 de Dez / 2018 - Natureza
    Artigo: Projeto Resíduos Sólidos Gerador de Renda Familiar – Três Ranchos (GO)
    O ano de 2018 marca o início da implementação da coleta seletiva no Município de Três Ranchos (GO).

    Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Ranchos

    O projeto denominado “RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOR DE RENDA FAMILIAR”, proposto pelo Colégio Estadual Maria Elias de Melo, buscou implementar, através da educação ambiental, uma gestão dos resíduos sólidos preocupada com o meio ambiente, visando, sobretudo, implantar ações junto à população local que minimizem os impactos negativos da geração e gestão de resíduos ao meio ambiente.

    Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Ranchos

    O referido projeto encerra esta primeira etapa com ganhos consideráveis no que se refere à sua efetividade. Por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Três Ranchos, o projeto ganhou fôlego extrapolando os “muros do colégio”.

    Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Ranchos

    O município que, assim como vários outros, depara-se com dificuldade orçamentária para projetos desta envergadura, encontrou nesta iniciativa mecanismos diferenciados para superar obstáculos oriundos do atual momento de crise institucional pelo qual passa o país.

    Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Ranchos

    Com o objetivo de minimizar os impactos negativos da geração/gestão desregulamentada de resíduos sólidos, o projeto ainda propõe a geração de renda de trabalhadores autônomos através da implementação da Cooperativa de Material Recicláveis. Essa iniciativa, intenciona desconstruir a concepção de que o gerenciamento satisfatório de resíduos sólidos se torna inviável pelo custo elevado. Para nós do Colégio Estadual Maria Elias de Melo, a gestão adequada dos resíduos sólidos é imprescindível, pois além de necessária para o meio ambiente, esse projeto contribui financeiramente com famílias de baixa renda, gerando emprego.

    Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Ranchos

    Para a segunda etapa, o projeto buscará fortalecer a parceria com o comércio local e as ações visarão atingir o fluxo turístico. Esta iniciativa conta agora com mais um importante parceiro: a Associação CERRADOS, entidade que visa ações de proteção ao meio ambiente, sobretudo no Bioma Cerrado, agregando forças e objetivando potencializar as ações.

    Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Ranchos

    Neste sentido, acreditamos que seja possível contribuir com várias frentes, demonstrando através desse projeto que, a participação popular faz parte de uma gestão municipal qualificada e pautada no diálogo construtivo. Cabe enfatizar ainda o posicionamento progressista e visão responsável por parte da gestão municipal em abrir diálogo na busca para solucionar problemas atuais.

    Prof. Ms. Edson Benedito Santana
    Geógrafo

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA