O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias

  • 31 de Jul / 2020 - Natureza
    Começou a temporada de estrelas cadentes
    Chuva de estrelas conhecida como Perseidas já começou e vai até o fim de Agosto. Ponto culminante do espetáculo será entre 12 e 13 de agosto.
    Já começou o fenômeno astronômico Perseidas, este que é um acontecimento anual e afeta a Terra e a Lua, se prolongará até o dia 24 de agosto. Nesse tempo, o seu se ilumina com uma chuva de estrelas cadentes. Estes brilhos são provocados por pequenos meteoroides (partículas com tamanho inferior a um grão de areia) que entram na atmosfera a mais de 210.000 quilômetros por hora. “Isto é equivalente a percorrer a Península Ibérica de norte a sul em menos de 20 segundos”, compara José María Madiedo, especialista no assunto e pesquisador do Instituto Astrofísico da Andaluzia (IAA-CSIC).


    Fenômeno conhecido como Perseidas ilumina anualmente os céus com chuvas de estrelas cadentes (Foto: Reprodução).


    Este fenômeno ocorre porque a Terra cruza anualmente os restos da cauda de um cometa, chamado 109P/Swift-Tuttle, que completa uma órbita ao redor do Sol a cada 133 anos aproximadamente. Quando se aproxima do Sol, o cometa se aquece, emite jorros de gás e pequenas partículas sólidas que terminam na nossa atmosfera. “A uma velocidade dessas, o choque com a atmosfera é tão brusco que a temperatura dessas partículas aumenta em até 5.000 graus Celsius numa fração de segundo, por isso se desintegram emitindo um clarão. Isto ocorre entre os 100 e 80 quilômetros sobre o nível do solo”, conta Madiedo.
    Os restos não se aproximam de outros planetas e não há nada de nocivo que se desprenda deles. O que estas partículas fazem é acrescentar minerais à camada alta da atmosfera. Madiedo explica que “conforme a Terra vai entrando nessa nuvem de meteoroides que o cometa deixa, o número de partículas vai sendo cada vez maior, por isso a atividade das Perseidas vai aumentando até alcançar um máximo”. Neste ano, nas noites de 12 para 13 de agosto acontecerá seu ponto culminante no hemisfério sul.


    Começou a temporada de estrelas cadentes  (Foto: Reprodução). 



    Com pelo menos 2 meteoros por minuto, a chuva de estrelas cadentes fica mais visível a partir das 3h da madrugada, quando a luz da lua está mais fraca. Se você estiver numa região com pouca luz artificial, fica melhor para assistir, como na zona rural.
    O fenômeno vai acontecer na direção da constelação de aquário. Pra você não perder tempo olhando para o lugar errado, a dica é baixar um aplicativo no celular que localize a constelação de Aquário no céu.


    Fonte: El País. 

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
SUBIR PÁGINA