O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 17 de Set / 2018 - Natureza
    Como você pode reduzir sua emissão de carbono na terra: 5 mudanças na sua rotina
    A cada dia que passa, o planeta Terra sofre com consequências das ações diárias e cotidianas de milhões de pessoas ao redor do globo. Na sua rotina, há diversos momentos nos quais você está contribuindo para a destruição dos ecossistemas vitais para todos os seres vivos da Terra. Quando você está emitindo carbono (CO2), você está alimentando o efeito estufa.

    O efeito estufa é prejudicial quando o carbono está em excesso, causando também o aquecimento global. Entre as principais causas para isso estão a queima de combustíveis fósseis e o emprego de certos fertilizantes.

    Abaixo mostramos 5 mudanças que você pode fazer na sua rotina para diminuir a sua contribuição de emissão de carbono na atmosfera: 

    1. Diminuir a utilização de carros 

    Um dos maiores problemas da sociedade moderna é a poluição devido o excesso de carros nas vias de transporte. Em São Paulo, uma das cidades com maiores índices de poluição aérea do mundo ficou comprovado que durante a greve dos caminhoneiros no primeiro semestre de 2018, a qualidade do ar teve uma grande melhora. A maior cidade brasileira já utiliza o rodizio há anos, mas é preciso fazer mais. Você pode usar outros meios de transporte, principalmente coletivo.

    2. Comprar produtos alimentares locais e orgânicos 

    Outro grande responsável é a produção de alimentos com a utilização de fertilizantes, como também o seu transporte de um estado para o outro no Brasil. Para ajudar, comece comprando alimentos de pequenos agricultores locais que produzem com o máximo de qualidade e próximo da sua área. Você também pode fazer sua própria horta. Ter uma alimentação vegetariana e vegana é mais um hábito que ajuda o meio ambiente, já que somente a indústria de gado emite quase 20% das emissões de gases do efeito estufa. 

    3. Diminuir o consumo de energia elétrica 

    Há várias formas de diminuir o consumo de energia elétrica em casa, a primeira é sempre apagando todas as luzes dos ambientes que não estão sendo utilizados, a segunda é maneirar na utilização dos eletrônicos, principalmente os que consomem mais energia tal como ferro de passar roupa e máquina de lavar e secar roupa. E uma terceira forma é investir no consumo de energia verde, entre elas: solar e eólica, principalmente. 

    4. Reclicar 

    Hoje em dia há muita informação sobre reciclagem, por isso se informe como é o sistema de reciclagem da sua cidade. Tente também ter um estilo de vida com menos utilização de plástico, principalmente das embalagens. Existe também uma nova tendência chamada zero waste, na qual os hábitos diários praticamente não produzem lixo. 

    5. Produzir os seus próprios bens de consumo

    A produção industrial em geral de bens de consumo contribui diariamente para a poluição aérea em larga escala. Quanto mais você fazer os seus próprios produtos ao invés de comprá-los, mais você estará ajudando o meio ambiente. Você pode fazer seus próprios produtos de limpeza e também de higiene pessoal, por exemplo. Além disso, você pode fazer também suas próprias roupas ou comprar roupas usadas.

    Não é tão difícil ajudar a diminuir a emissão de carbono, basta ir se adaptando a cada uma dessas mudanças, com o tempo você vai ver diferença no seu estilo de vida e no seu comportamento. Pense sempre em como você pode ajudar a planeta Terra. 

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA