O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Qual show você gostaria de ver em Catalão em 2020?
      Selecione uma opção abaixo.
      Thiaguinho
      Ludmilla
      Felipe Araújo
      Xand Avião
  • 30 de Jan / 2015 - Natureza
    Dia de Campo sobre Práticas de Conservação de Solo
    Práticas conservacionistas possibilitam o produtor aumentar sua produtividade
    Em novembro de 2010, a equipe da Assistência Técnica e Social da Sefac, ao visitar a fazenda Rancharia, propriedade de Ciloédio Miguel Pires e Beraldina Thomé de Oliveira, zona rural de Campo Alegre, constatou um processo erosivo em estágio avançado, na área de pastagem. À época, a equipe técnica interveio para conter o avanço da erosão, sugerindo a construção de terraços - formação de canais e camalhões [remonte de terra] – onde foram semeados a braquiária. 


    O Dia de Campo, na última sexta-feira, 27 de janeiro, teve por objetivo promover o encontro com o engenheiro agrônomo do Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural], Leonnardo Cruvinel, que falou sobre práticas de conservação do solo, e mostrar aos participantes o resultado bem-sucedido das técnicas aplicadas, como a diminuição da velocidade da enxurrada, e, consequentemente, das perdas de solo, sementes, adubos, matéria orgânica e nutrientes; também ocorreu o aumento da umidade do solo, uma vez que há maior infiltração de água.

    Satisfeito com os resultados, Ciloédio disse que seria praticamente impossível conter o avanço do processo erosivo sem o apoio da equipe técnica e social da Sefac. “A assistência que recebemos foi fundamental. A erosão atingia quase 500 metros de extensão e eu já estava preocupado. Ainda bem que deu tudo certo!”.

    Hagnon explicou que a Sefac sempre teve a preocupação de orientar o produtor rural sobre a necessidade de preservar a integridade do solo para se obter uma eficiência produtiva. Destacou também a importância da ação conjunta da comunidade. “Os resultados são fruto de parceria entre a equipe técnica e os produtores rurais”.

    Também marcaram presença no evento o supervisor regional do Senar, Rafael Bernardes, e o técnico do escritório da Emater em Campo Alegre, Paulo de Jesus Costa.

    Fonte: Ascom Sefac

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA