O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você tem tomado medidas preventivas em relação ao coronavírus?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não
  • 09 de Mar / 2020 - Natureza
    Hoje tem Super Lua: Fenômeno faz ela parecer 14% maior
    Durante a Superlua, satélite natural poderá parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser visto da Terra. Saiba o melhor horário para ver
    Nesta segunda-feira (9), a Lua estará em seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. Quando isso acontece, o fenômeno é chamado de "superlua". Ele poderá ser visto até o início da quarta-feira (11).
     
    No Brasil o melhor horário para observar o fenômeno será logo após o pôr-do-sol, por volta das 19 horas. Entretanto, o momento exato do perigeu será algumas horas antes, às 14h48 no horário de Brasília.


    Superlua registrada na noite deste domingo (8) (Foto: Reprodução/Stephanie Fonseca).

    Para ver a superlua não é necessário nenhum equipamento especial, basta olhar para o céu. Mas quem tiver binóculos ou telescópio poderá apreciar tudo ainda mais de perto
    O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.
    De acordo com a Agência Espacial Americana - NASA, desta vez também será "Lua de Minhoca". Ela recebe este nome por que é a última Lua cheia no mês de março. Historicamente, os povos antigos mais ao Sul dos Estados Unidos chamavam essa época desta forma, período que coincidiu com o extermínio de minhocas nativas há cerca de 12 mil anos.
    Curiosidades:
    • A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica - uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;
    • O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua;
    • O ponto mais próximo é o perigeu;
    • Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (Superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.






    Com informações de G1/Olhar Digital. 

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA