O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 19 de Set / 2018 - Natureza
    SEFAC acompanha a soltura de animais reabilitados pelo CETAS
    Animais reabilitados pelo CETAS de Catalão voltam ao seu habitat
    Entre os dias 4 e 6 de setembro, diversas espécies nativas do Cerrado foram soltas em ambientes adequados para facilitar seu retorno à natureza. 

    Foto: (divulgação SEFAC) 

    Acompanhada pela equipe do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), juntamente com o biólogo da SEFAC, Fernando Cunha, a soltura dos animais cumpre uma etapa fundamental no desafio de readaptá-los ao seu ambiente natural.

    Foto: (divulgação SEFAC) 

    Durante os três dias de trabalho, foram soltos exemplares de várias espécies. De aves: maritacas, tucanos e uma coruja-branca; de répteis: uma sucuri, uma jiboia e jabutis; de mamífero: um tamanduá-mirim. 

    Foto: (divulgação SEFAC) 

    O CETAS é a unidade responsável pelo manejo e reabilitação dos animais silvestres oriundos de ações fiscalizatórias, resgates, entrega voluntária, queimadas, atropelamentos e outros. Sua finalidade é receber, identificar, avaliar, reabilitar e dar a devida destinação a essas espécies, priorizando a reabilitação e a devolução a seu ambiente natural. Também é um importante lugar para desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades e outras instituições.

    Foto: (divulgação SEFAC) 

    Inaugurado em junho de 2008, em atendimento a um termo de cooperação assinado entre o IBAMA e a SEFAC, o CETAS de Catalão já recebeu mais de 1.400 animais provenientes de municípios da região. Está instalado na área da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, órgão que tem entre suas funções a fiscalização ambiental e a apreensão de animais silvestres mantidos em cativeiro.

    Além de resgate e reabilitação de animais, também são promovidas ações de educação ambiental, especialmente com estudantes. Esta é a próxima atividade a ser feita em parceria com a SEFAC. Ainda no mês de setembro, crianças do projeto Protetores Ambientais, realizado com alunos da Escola Estadual João Bernardes de Assunção, de Davinópolis, vão participar de atividades práticas organizadas pelo CETAS.

    Por sua relevância na recuperação de animais e valorização do meio ambiente, a SEFAC reconhece a importância do CETAS. 

    Prova disso é que, desde a implantação da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, a empresa investe no aprimoramento do trabalho desenvolvido. Em 2014, mesmo após receber a autorização para suspender a prorrogação do convênio, a SEFAC decidiu manter a parceria, cumprindo assim o compromisso de apoiar as atividades do CETAS.

    Mirella Franco/Assessoria de Comunicação Sefac

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA