O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 12 de Jun / 2020 - Saúde
    Catalão é exemplo de cuidado com os idosos
    Atividades do Dia Internacional do Idoso realizadas pela prefeitura se tornaram tradição e promovem qualidade de vida.

    O Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, se transformou em uma tradição importante em Catalão. Nos últimos anos, a Prefeitura Municipal tem realizado diversas atividades e programações especiais para as pessoas da terceira idade nesta data. A ideia é mostrar a importância da saúde mental e física para todos dessa faixa etária, que cresce não apenas na cidade goiana, mas também em todo território brasileiro.

    Segundo números oficiais divulgados pelo IBGE, Catalão é uma cidade com cerca de 108 mil habitantes, sendo 10% concentrados na faixa etária de 60 anos ou mais. São quase 11 mil idosos residentes que precisam não apenas de atenção especial, mas também de atividades que melhorem sua qualidade de vida. Assim, o Dia do Idoso é celebrado com palestras, exames médicos, danças, apresentações, exercícios físicos e até mesmo canto.

    O dia 1º de outubro foi escolhido pelas Nações Unidas justamente para lembrar a importância da saúde das pessoas mais velhas no mundo. No ano passado, realizamos uma reportagem especial em que mostrava o perfil do idoso no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária representa 14,3% dos brasileiros, sendo a grande maioria dependente de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), o que mostra como é preciso dar uma atenção especial a essa parte da população. As ações do governo são essenciais para a saúde e também para a qualidade de vida.



    Documetário estimula a produção intelectual e artística na terceira idade (Foto: Reprodução).


       Assista ao vídeo completo clicando aqui. 


    Catalão realiza esse tipo de ações desde 2014, quando firmou uma parceria com o Núcleo de Convivência Social da Terceira Idade João Faiad. Foram feitas comemorações em homenagem aos idosos, além da realização de atividades recreativas, apresentações artísticas e também uma palestra sobre envelhecimento. Algo que se repetiu nos anos seguintes e mostrou vários benefícios para os idosos catalanos.


    As atividades realizadas


    Essas atividades no Dia do Idoso que acontece em Catalão não são pensadas apenas para diversão. Na verdade, o objetivo é aumentar a qualidade de vida dos idosos oferecendo a eles algumas práticas simples. Existem diversos benefícios para os idosos que praticam atividades físicas. Além da longevidade, a aplicação regular de exercícios físicos pode reduzir o risco de quedas, melhorar a flexibilidade e também trazer benefícios sociais. Afinal, as atividades acabam por ser em grupo, e esse contato humano é essencial para qualquer idade.



    Especialista fala sobre a importância da atividade física na terceira idade (Foto: Reprodução). 

       



    Outro cuidado é com o aspecto mental, já que não são apenas os músculos do corpo que se modificam com a idade. Uma reportagem da BBC Brasil de 2014 mostrava que o excesso de informação acumulada no decorrer da vida faz com que o idoso tenha o cérebro mais lento. A notícia boa é que existem diversas maneiras de trabalhar isso, e sem o uso de remédios ou algo semelhante. Algumas atividades que exigem raciocínio, como workshops, esportes e artesanato, são excelentes para ativar o cérebro dos idosos. Entretanto, uma das melhores ferramentas são os jogos, seja de tabuleiro, cartas ou até videogames.


    Esse jogo é uma boa ferramenta para quem deseja exercitar a lógica, tomar decisões e praticar a capacidade da memória recente. Benefícios semelhantes também são encontrados no blackjack, conhecido em alguns lugares como 21. De acordo com as regras do jogo, como explica o site de caça níquel online Betway Casino, o jogador precisa somar 21 pontos ou chegar o mais próximo possível desse valor. No entanto, não se pode ultrapassar a quantia de 21, pois isso faria com que o jogador perdesse o jogo. O crupiê é o principal adversário quando se joga blackjack, uma modalidade que exige bastante o uso do raciocínio e que, portanto, se prova positiva para o exercício da mente por parte dos idosos. Por último, e não menos importante, vêm os videogames, como o Nintendo Wii. Desde seu lançamento em 2006, esse console foi utilizado por idosos na recuperação física e mental por contar com jogos que exigem movimentação e reflexos.


    Idosos em Goiás


    Essas atividades que citamos podem, talvez, inspirar para o Dia dos Idosos deste ano. As ações da Prefeitura de Catalão nesta data estão evoluindo anualmente, e algumas sugestões podem valer a pena. Isso faz com que a cidade seja um exemplo para todo o estado de Goiás, que nos últimos 20 anos viu a população idosa crescer de 4,5% para 9%. Um salto que merece alguma atenção.


    Foto: Reprodução. 


    Além das atividades no Dia dos Idosos, a cidade de Catalão também auxilia os idosos com outros projetos sociais. Desde 2009, as pessoas com mais de 65 anos recebem o Passaporte do Idoso, que permite à pessoa, todo mês, fazer quatro viagens gratuitas dentro de Goiás. É uma forma de promover a movimentação dos idosos pelo estado.

    Catalão é uma referência não apenas para o estado de Goiás, mas também para todo o território brasileiro. O país está tendo um crescimento de idosos e, por isso, deve cuidar dessas pessoas por meio do oferecimento de projetos e programas que visem sua saúde física e mental. As comemorações pelo Dia Internacional do Idoso são um bom exemplo de como dar atenção a esse assunto e mostrar onde é possível melhorar.


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
Rua José Saturnino de Castro, 30, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA