O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra a flexibilização do isolamento social?
      Selecione uma opção abaixo.
      Eu sou contra
      Eu sou a favor
  • 25 de Mar / 2020 - Saúde
    Cuidar da Saúde Mental em Momento de crise
    Quando a ansiedade, a angústia, medo e a insegurança é um quadro real em uma semana de isolamento social, somos confrontados diariamente a lidar com nós mesmos, aos próprios pensamentos, ao vazio, a insignificância, a própria mazela, ao egoísmo, a demasia humana e a introspecção.
     O convívio com nossos familiares se tornou proibido, manter a conexão se tornou conscientemente virtual, estar presente a nova rotina se tornou uma afronta à paciência. Bloquear tantas informações fúteis, infundadas e distorcidas se configura como fortalezas para assegurar a própria saúde mental.

    Outrora o tempo era um empecilho para realizarmos nossas tarefas diárias.  Acordar, levar as crianças para a escola, trabalhar, pegar as crianças, almoçar em quinze minutos, voltar ao trabalho, atingir as metas, conciliar o trabalho com as redes sociais, ir à academia, fazer compras no mercado, sentar com os filhos para fazer os deveres de casa, sentar no sofá para jantar, responder os e-mails e assistir o jornal ou uma serie e ler um livro. Ufa, essa era a nossa rotina. 


    Psicólogas  Fernanda Luiz e Priscila Fernandes


    A agitação e o acúmulo de atividades se configurava em ansiedade, não realizar todas as tarefas gerava angústia, a incerteza da boa educação dos filhos e conciliação de todas as obrigações, em medo. Em momentos como ao que estamos aprendendo com a Pandemia do Covid-19, nos convida para olharmos como estava sendo nossa relação com quem mais amamos. Não tínhamos tempo para ficarmos juntos, agora temos tempo o suficiente para compreendermos mais, para nos conectar mais, para nos amar.  

    Você por algum momento do seu dia parou para ficar com você mesmo? Como você lida com seus próprios sentimentos, emoções e sensações? Você é o melhor termômetro nesse momento! Como está a ansiedade diante esses acontecimentos, será que conseguiu desacelerar nesses últimos dias ou continua no ritmo frenético e exaustivo das últimas semanas? 

    Muitos continuam sua rotina, se adaptaram ao home office. Outros como a equipe da saúde, militares, jornalistas estão comprometidos e eticamente solícitos para ajudar ao próximo. A cadeia produtiva não pode cessar ou não nos manteremos sadios. Em contra partida a maioria dos brasileiros, e toda humanidade está em casa. Seja ela com suas peculiaridades, com alimentos, sem alimentos, com contas atrasadas, com ou sem água potável, com os velhos e novos problemas sociais.

    O isolamento social é um momento propenso para os transtornos depressivos, ansiosos, e de alterações de humor e de pânico. Se a rotina está difícil, se a angústia está no momento que você acorda e/ou dorme, ela te acompanha por 24 horas, se o medo aprisiona seus pensamentos e impedem de ser sensato na relação com você mesmo e com seus familiares... Neste momento você precisa de ajuda e não está sozinho. 

    Tenhamos serenidade, pois, “mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não pára. A vida é tão rara.”, assim como Lenine em sua poesia nos faz refletir sobre a nossa vida, saibamos que não estamos sozinhos.
    Assim, fique atento a sua Saúde Mental. Se você precisar estamos dispostos a ajudar.

    A Clínica Única Saúde esta fechada nesses dias, mas nós podemos te ajudar no conforto da sua casa. A atuação online da Psicologia é regulamentada pela Resolução CFP n° 11∕ 2018. Assim, adaptamos nossos atendimentos para os atendimentos online. 

    Psicólogas: Fernanda Luiz CRP 09-9519 e Priscila Fernandes Eduardo CRP 09-9398
    Entre em contato pelo WhatsApp: (64) 99647 5557 ou (64) 99985 9177, ou envie um direct pelo Instagram @eduardo.priscila @fernanda.neuropsi
     

    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
SUBIR PÁGINA