O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 22 de Jan / 2010 - Saúde
    Infestação de dengue aumenta e Catalão fica em estado de alerta

    O índice de infestação predial por larvas do mosquito Aedes Aegpty, transmissor da dengue, que é aferido pelo Departamento de Combate a Doenças Transmissíveis por Vetores de Catalão, mês a mês, constatou no último levantamento realizado no mês de dezembro de 2009, o índice de 2,75%, e confirma que o município encontra-se em estado de alerta.


    O ministério da Saúde classifica como até 1% o índice é considerado satisfatório. Entre 1,1 e 3,9% a região encontra-se em estado de alerta e, acima deste número, é declarado risco de surto.

    A infestação em Catalão no mês de dezembro de 2009 é superior aos números constatados no mesmo período de 2008, no qual o índice foi registrado 0,87%.

    O aumento reflete segundo o coordenador do departamento, Juarez Germano da Silva, “as chuvas que começaram mais cedo e outro é que os depósitos que permaneceram em céu aberto em dezembro de 2009, são os mesmo depósitos que estavam abertos no ano anterior, dessa forma freqüentemente a água alcança esse depósitos e os óvulos vão eclodir e conseqüentemente temos um índice de infestação acedente, em decorrência desse descaso da população”.


    No ano de 2009 foram notificados em Catalão, 70 casos de dengue desses, 17 foram confirmados como casos positivos. Juarez ressaltou que os números indicam que não há mudança do cidadão “é necessário que a população faça o dever de casa, os agentes que visitam os imóveis passam a cada dois meses, na residência nesse período o morador deve ficar atento, se não há objetos que sirvam de criadouro para o mosquito”.


    Os depósitos mais comuns são objetos descartáveis, calhas, pneus e outros, “são pequenos detalhes que passam despercebidos pelos moradores, mas, que para o mosquito é o local que ele poderá perpetuar a sua espécie”. Disse Juarez.


    Conforme o departamento no mês de dezembro foi registrado a presença do mosquito Aedes Aegpty em 10 bairros de Catalão, no ranking estão: o bairro Vila Multirão com 8,01%, na seqüência o bairro Pio Gomes, com 7,81 e em terceiro o Primavera com 6,11%.


    Com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegpty, o departamento realiza freqüentemente mutirões. Nesta sexta-feira (22), o mutirão acontece no bairro Pio Gomes.


    Fonte: Portal Catalão Notícias
    [email protected]
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    1
    Comentarios
    Gideone Silva Lourenço
    É sabido que a população não colabora da forma que deveria. Porém, as pessoas que tem o poder de fiscalizar e aplicar multas não estão fazendo seu trabalho. A antiga Parmalat é um grande potencial criadouro de mosquitos por ter agua impoçada no teto onde os agentes não conseguem chegar para combaterem da mesma forma que fazem no piso inferior.Com isso é a população que sofre pela falta de ética do poder público.
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA