O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você é a favor ou contra o cancelamento do horário de verão?
      Selecione uma op��o abaixo.
      A favor
      Contra
  • 25 de Nov / 2009 - Saúde
    Profissionais de saúde participam de capacitação para tratamento da tuberculose
    Com o novo esquema, o paciente vai precisar tomar apenas quatro comprimidos, durante os seis meses de tratamento; atualmente a pessoa com tuberculose toma seis comprimidos diários.

    Enfermeiros, médicos e bioquímicos das unidades básicas de saúde de Catalão e de cidades circuvizinhas participaram nos dois últimos dias de um curso de capacitação sobre o controle da tuberculose. O curso foi promovido pela Atenção Básica de Saúde da Macro Regional da Estrada de Ferro.

    Segundo a supervisora de Atenção Básica da Macro Regional, Eide Maria Cascalho Leite “o novo esquema de tratamento vai possibilitar que o paciente que tenha o bacilo causador da doença tome menos comprimidos por dia, permitindo uma diminuição da taxa de abandono ao procedimento, que dura seis meses”.

    Atualmente o paciente que tem tuberculose diagnosticada precisa tomar seis comprimidos por dia, durante seis meses, para combater a bactéria causadora da doença.


    O novo tratamento prevê doses fixas combinadas nos dois primeiros meses, com a inserção da substância etambutol na composição do comprimido utilizado. “O novo tratamento conterá quatro substâncias, ao invés de três. Será inserido no tratamento já existente o uso da substância etambutol para reduzir a possibilidade do bacilo da tuberculose criar resistência”, explica Eide.


    Apesar da introdução deste novo fármaco o tratamento permanece com duração de seis meses. O paciente receberá os comprimidos conforme a sua faixa de peso, como, por exemplo, um adulto com peso igual ou superior a 50 quilos receberá três comprimidos ao dia.


    Os profissionais receberam ainda orientações sobre o diagnóstico, o tratamento, além da discussão de casos clínicos. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Fernanda Gomes e Dr. Marco Antonio, ambos do PSF (Programa Saúde da Família) do Ipanema.


    Eide salientou que com esta capacitação todos os PSF da cidade irão diagnosticar e oferecer o tratamento contra tuberculose. “Antes em Catalão tínhamos apenas o PSF do Ipanema como referência para o tratamento de tuberculose, agora todos os postos da cidade irão atender a comunidade”. Destaca.


    Conforme a Macro Regional neste ano foram registrados 25 casos, nas cidades que correspondem a Macro, a maioria em Caldas Novas e Catalão.


    A tuberculose


    A tuberculose é uma infecção pulmonar causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch, em homenagem ao médico patologista e bacteriologista Robert Koch, que descobriu a bactéria, em 1882.


    Apesar de ter cura, ela é uma doença que pode levar à morte, sendo que uma das principais causas é o abandono do tratamento. Quando o paciente deixa de se tratar, ele passa a ficar resistente ao medicamento e desenvolve a chamada multidroga resistência.


    O óbito pela doença também pode ser causado pelo diagnóstico tardio e pela recidiva, que ocorre quando o tratamento é feito de forma inadequada e, antes de cinco anos, a pessoa volta a apresentar a doença. O tratamento da tuberculose é gratuito e tem que ser feito durante seis meses, de forma ininterrupta.


    A pessoa que apresenta os sintomas da doença deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para realizar o exame conhecido como Baciloscopia de Escarro, cujo resultado fica pronto no mesmo dia.


    Os sintomas da tuberculose são: tosse com ou sem escarro por mais de três semanas; perda de apetite; emagrecimento; cansaço fácil; dor no peito e nas costas; e febre baixa, geralmente à tarde.


    Fonte: Portal Catalão Notícias
    [email protected]
    Fone: (64) 3411- 0748 | (64) 3411 - 5654


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA