Crianças são muito curiosas e imaginativas. Para elas, objetos comuns se transformam em brinquedos incríveis e os cômodos da casa tornam-se cenários fantásticos para as suas brincadeiras.
Incentivar e permitir o brincar livre e espontâneo dos pequenos é muito importante para o desenvolvimento infantil pleno e saudável. Porém, pais, familiares e responsáveis devem estar sempre atentos e avaliar os possíveis riscos em que as crianças podem estar expostas durante as brincadeiras dentro de casa.
Logo, é extremamente importante que os pais se atentem sobre a segurança de seus bebês e crianças dentro do lar e que estejam cientes de todos os cuidados que devem ser tomados.
Dentro de casa, um ambiente precisa ter total atenção dos adultos: a cozinha. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, o cômodo é o local da casa com mais ocorrências de acidentes. Não existem cozinhas “blindadas”, ou à prova desses imprevistos, mas é possível torná-las mais seguras desde a sua construção para evitar acidentes domésticos com crianças.
Veja como:
– Para evitar o acesso das crianças à cozinha, você pode utilizar um portãozinho na porta que dá acesso a esse cômodo;
– Mantenha longe do alcance das crianças: facas, recipientes de vidro ou cerâmica, fósforos, isqueiros, sacos plásticos e produtos de limpeza;
– Ao cozinhar, dê preferência por utilizar as bocas de trás do fogão e vire os cabos das panelas para dentro. Dessa forma, você dificulta o acesso da criança a esses objetos e previne que elas acidentalmente se queimem gravemente. Além disso, vale a pena
investir em um fogão elétrico, que não possui chamas e desta forma não atrai a atenção dos pequenos;
– Muita atenção ao utilizar o forno. Não permita que as crianças cheguem perto, pois elas podem encostar no eletrodoméstico e se queimarem gravemente;
– Ao servir as refeições, evite utilizar toalhas de mesa compridas. As crianças podem puxá-las para se apoiar e, se houver líquidos e alimentos quentes sobre elas, eles podem cair em cima dos pequenos e causar queimaduras graves.
Equipamentos que tornam a cozinha mais segura
Existem alguns equipamentos que é bom ter em todos os cômodos da casa, e principalmente na cozinha. É possível evitar muitos acidentes com pequenos investimentos. Confira:
Protetores de maçaneta
Protetores de maçaneta, ou fechos, servem para que as crianças não entrem sem supervisão nos cômodos. É especialmente importante para bloquear a entrada delas em lugares perigosos da casa, como os que controlam a energia, ou em um quarto onde há remédios, materiais inflamáveis ou inseticidas.
Portinholas
As portinholas servem para o mesmo objetivo. Mas são mais apropriadas para escadas ou para a área ao redor da piscina, por exemplo.
Telas de proteção
A tela de proteção serve para que a criança não sofra um acidente se aproximando da janela. São importantes em todas as casas, mas principalmente nas que têm dois ou mais andares. Coloque em todas as janelas às quais seus filhos possam ter acesso.
Plugues de plástico para tomadas
Crianças são muito curiosas e adoram investigar coisas novas, por isso você deve impedir que essa curiosidade as leve a colocar as mãozinhas ou dedos em tomadas. Plugues de plástico as protegem da eletricidade e de outros incidentes. Devem ser colocados em todos os cômodos.
Molas para portas
As portas de casa podem machucar a criança ao bater com força, ou até prender o dedinho dela. Uma mola colocada na porta vai impedir que ela se feche de forma bruta, minimizando acidentes.
Travas de segurança para gavetas de talheres e armários
As gavetas com talheres pontudos devem, preferencialmente, estar em locais mais altos. Mas, mesmo estando, é bom que tenham travas de segurança. Isso vai impedir que as crianças se machuquem ao manusear objetos pontiagudos ou fósforos, por exemplo.
Protetores de silicone para quinas
Se os seus móveis tiverem quinas, não precisa trocar a mobília inteira da casa. Pode ficar tranquilo. Protetores de silicone podem resolver o problema, mantendo seus pequenos em segurança.
Texto: Lucas Coppi.