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  • 04 de Mai / 2011 - Segurança
    Cooperativas de transporte de Goiás alteram rotas para fugir de buracos

    Com várias rodovias estaduais de Goiás em péssimo estado de conservação, as cooperativas de transporte do estado estão tendo que alterar suas rotas costumeiras para fugir de buracos. A estratégia evita prejuízos com reparos imediatos, mas está aumentando os custos do serviço. Os motoristas da Cooperativa de Transporte Autônomo de Catalão (Cotrac) aumentaram em 15 km o percurso rotineiro que fazem na GO-20 entre as cidades de Catalão e Anápolis. Agora, os cooperados estão passando por Goiânia para chegar a Anápolis.  “Vimos necessidade de mudar o caminho porque no perímetro perto de Pires do Rio só tem buraco. A viagem demora mais, mas pelo menos não ficamos parados com pneu estourado”, pontua o presidente da Cotrac, Esmeraldo Alves Barbosa.


    Ele disse ainda que os 87 cooperados estão gastando mais com a manutenção dos veículos e combustíveis. A Cotrac trabalha majoritariamente no transporte de produtos agropecuários, principalmente grãos. Segundo Barbosa, no geral, com as estradas ruins existe perda rápida dos pneus e molas. “Recebemos a noticia de que um de nossos cooperados tombou o caminhão esses dias. Muitas vezes as empresas que fretam não repassam o valor do prejuízo. Às vezes conseguimos ressarcir um pouco o cooperado, mas é impossível compensar todas as perdas advindas da má conservação das estradas”, disse o presidente da Cotrac. A Cooperativa de Transportes e Cargas de Alto Horizonte (Cooperalto), especializada no transporte de minérios, não tem como alterar sua rota, pois a principal via até a mineradora atendida pela cooperativa em Campinorte é pela GO-428 e pela BR-153.


    "Sabemos dos riscos de acidentes em vários trechos, mas não podemos deixar de atender à mineradora. O governo até fez uma operação tapa-buraco aqui há cerca de 15 dias, mas com o fluxo intenso de caminhões na região esses paliativos não resolvem, precisa mesmo é de um recapeamento geral”, sugere Claudio Luiz dos Santos, gerente administrativo da Cooperalto. O presidente da Cooperativa de Transportes Rodoviários (Cotrol), Jair Junior, também relata perdas dos cooperados no trecho entre Quirinópolis (sede da cooperativa) e Paranaiguara. “Infelizmente, estamos ilhados aqui. Para ir a Paranaiguara gastávamos uma hora, hoje com essa buraqueira é três horas no mínimo. O nosso ganho que era de 50% está em torno de 35% agora”, afirma.


    Agetop debate recuperação de estradas em audiência pública


    A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) realiza entre hoje e amanhã (4) audiências públicas sobre as licitações que estão em fase de conclusão para a recuperação e a conservação das rodovias goianas. As audiências serão realizadas às 14 horas, no auditório da Agetop, quando serão colhidas as manifestações dos participantes. Hoje será apresentada a licitação para a recuperação dos pavimentos, denominado “Programa de Reconstrução de Rodovias Estaduais”. Amanhã (4), a audiência tratará do “Programa de Conservação Rodoviária Integrada (Rodovida)”, incluindo as atividades de conservação rotineira e periódica, manutenção, obras emergenciais, reparos e execução de pontes e bueiros, sinalização e adequação de rodovias pavimentadas e não pavimentadas.


    Segundo Luiz França, supervisor do programa que repara as rodovias da Agetop, este ano, mais de dois mil km de rodovias serão restaurados em Goiás, incluindo as rodovias citadas pelos dirigentes cooperativistas. “O programa de restauração das rodovias que está sendo implantado, será finalizado provavelmente no final deste ano. A GO-164, GO-428 e GO-020 nos trechos citados estão inclusas no programa. A BR-153 é de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, afirma. França sugere que o usuário utilize do Disque-rodovia (0800 649 4000) para apontar possíveis problemas que possam surgir.

    OCB-GO


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