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  • 18 de Set / 2020 - Segurança
    Pelo menos, 90% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados
    Nas rodovias administradas pela EcoRodovias, colisões traseiras representam quase 30% das ocorrências. Acidente decorre, principalmente, da falta de atenção
    Atropelamentos, colisões frontais, traseiras e capotamentos. Acidentes que, além de tirar a vida de milhares de pessoas todos os anos, têm uma importante característica em comum: poderiam ser evitados. Levantamento recente do Observatório Nacional de Segurança Viária aponta que 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falha humana, incluindo a falta de atenção dos condutores e o desrespeito à legislação. 

    Considerando as nove concessionárias da EcoRodovias que já estavam em atuação no ano passado, a colisão traseira é o tipo de acidente mais comum. Elas somaram, em 2019, 4.373 acidentes, representando 28% de todas as ocorrências destas rodovias. Os motivos? Especialmente, falta de atenção, muitas vezes provocadas pelo uso do celular. Excesso de velocidade e problemas no freio, normalmente, decorrente de falta manutenção, agravam o problema.

    O assunto ganha força durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. Com o lema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a campanha chama atenção para a responsabilidade do condutor na prevenção de acidentes. 


    A EcoRodovias, que administra dez concessões rodoviárias em oito estados (uma delas começou a operar em janeiro de 2020), tem tentado mudar essa realidade investindo na conscientização dos motoristas. O lançamento de um site com informações relacionadas à segurança viária foi um dos passos dados nesse sentido. 

    O <www.ecorodovias.com.br/semacidentes> conta com vídeos, artigos e podcasts com dicas práticas de especialistas sobre assuntos cotidianos, como os cuidados necessários ao fazer curvas acentuadas, ultrapassar em pistas simples e duplas, e como dirigir na chuva ou neblina. Os conteúdos são reforçados ainda no Instagram @estradasemacidentes e no Facebook EcoRodovias Sem Acidentes.

    Nas rodovias administradas pelo grupo, a falta de atenção é um problema bastante sério, como explica o diretor de Concessões Rodoviárias Federais da EcoRodovias, Alberto Lodi. “Boa parte desses acidentes poderia ser evitada. Distrações, muitas vezes provocadas pelo uso do telefone celular e a falta de respeito ao limite de velocidade são os principais responsáveis pelas colisões traseiras, o tipo mais comum de acidente em nossas rodovias”.

    A lista de ocorrências causadas pela falta de atenção e cuidado ao trafegar pelas rodovias, porém, não se resume às colisões traseiras. Inclui também colisões transversais e laterais (comuns em situações de ultrapassagens indevidas), perda de controle e saída da pista, que resultam, frequentemente, em choques contra muretas e encostas. Nas estradas de pista simples, as colisões frontais, também provocadas por ultrapassagens indevidas, ainda são bastante comuns. 


    Atropelamentos são os que mais matam


    Embora sejam pouco representativos em número de acidentes, os atropelamentos são os mais letais nas rodovias administradas pelo grupo. Em 2019, eles mataram 119 pessoas, 30% do total de óbitos registrados pelas concessionárias da EcoRodovias.

    A explicação é simples: grande parte das ocorrências resulta em morte devido à condição de vulnerabilidade do pedestre. Esse tipo de acidente ocorre com mais frequência nas proximidades de regiões urbanas, especialmente, durante travessias irregulares, fora das passarelas. 



    EcoRodovias investe em campanhas educativas para evitar acidentes, uso da passarela na travessia de pedestres é um dos temas abordados (Foto: Divulgação/EcoRodovias). 


    O caso da Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo, é bastante significativo. Mesmo tendo uma das maiores densidades de passarelas do país (são 60 num trecho de menos de 180 quilômetros), os atropelamentos são responsáveis por 37% do total de mortes. “A maioria destas ocorrências (60%) acontece a menos de 500 metros de uma passarela. Ou seja, poderiam ser evitadas”, esclarece o diretor de Concessões Estaduais, Rui Klein.


    Para reduzir o número de atropelamentos, as concessionárias adotam ações que vão desde o reforço da sinalização até a instalação de barreiras físicas para impedir a travessia de pedestres pela pista. Campanhas educativas também são realizadas constantemente.
    No Paraná, a Ecocataratas, outra concessionária do Grupo que sofre com o problema, fará intenso trabalho de conscientização com moradores de bairros localizados às margens da rodovia, durante a Semana Nacional do Trânsito. Serão realizados eventos chamados Cafés na Passarela, que reúnem técnicos da concessionária que convidam os pedestres a fazer uma travessia segura. 

    A Ecopistas também vai realizar eventos desse tipo, além de entregar coletes refletivos para andarilhos e abordar ciclistas que costumam trafegar às margens da rodovia. 

    As ações da Semana Nacional do Trânsito abordarão também outros públicos. A Ecosul, por exemplo, levará dois simuladores para o Shopping Pelotas, no Rio Grande do Sul. Um deles simula um capotamento e o outro mostra o que acontece com uma pessoa sem cinto de segurança, mesmo num acidente em baixa velocidade. Já a Eco135, em Minas Gerais, fará uma série de lives com especialistas e autoridades para discutir o assunto. 

    As concessionárias mantém ainda um Programa de Redução de Acidentes (PRA), que busca analisar as ocorrências e evitar que voltem a acontecer. O plano é elaborado por uma equipe multidisciplinar e atua sugerindo ações de engenharia, medidas operacionais e campanhas de conscientização. 





    Fonte: Assessoria de Comunicação Eco Rodovias. 

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