O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
    • ENQUETE
      Você tem tomado medidas preventivas em relação ao coronavírus?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não
  • 18 de Jul / 2011 - Tecnologia
    Scanner 3D que escaneia pessoas e as transformam em avatares no mundo virtual

    Uma réplica enorme do famoso brinquedo cubo mágico (aquele quebra-cabeça tridimensional que se tornou ícone dos anos 80) com imagens refletidas em suas faces chamava a atenção de quem entrava no pavilhão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) montado dentro da ExpoT&C, amostra de ciência, tecnologia e inovação, inserida na programação da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG).

    A ExpoT&C reuniu durante a 63ª SBPC centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisas, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. No pavilhão do MCT estiveram reunidos os estandes de diversos institutos de pesquisas que fazem parte do Ministério.

    O enorme cubo mágico instalado logo na entrada era uma representação real da logomarca da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada pelo MCT em outubro. Em duas de suas faces, imagens de assuntos relativos à programação da SBPC iam passando dentro de cada quadradinho do famoso quebra-cabeça.

    Pessoas faziam fila para poder interagir com figuras geométricas refletidas em outra face da réplica do brinquedo. Um sensor de movimento posicionado bem à frente da lateral do cubo, que funcionava como tela, permitia que as pessoas usassem o corpo para interagir com as figuras que iam aparecendo na imagem.

    Em outros pontos do pavilhão, grandes telas de computador com a tecnologia touchscreen possibilitavam que os visitantes pesquisassem sobre o trabalho dos institutos presentes no evento. Um deles é o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que levou até a exposição um scanner 3D que escaneia pessoas e as transformam em avatares no mundo virtual.

    O aparato, que fez sucesso entre as crianças presentes na exposição, faz parte do projeto Brincando com a Ciência do Mast, que tem como objetivo despertar o interesse dos jovens no aprendizado de como as coisas funcionam de um jeito simples e fácil, por meio da construção de engenhocas com materiais acessíveis e baratos. O Mast apresentou oito experimentos do projeto.


    0
    Comentarios
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro.
SUBIR PÁGINA